Vídeos de cavalos com suposta “doença estranha” circulam na Paraíba e preocupam proprietários de animais; veterinário fala sobre o caso

Nesses últimos dias diversos vídeos que vem circulando nas redes sociais e aplicativos de mensagens tem preocupado os criadores de cavalos na região do cariri, interior da Paraíba.

Os vídeos que vem sendo compartilhados em grupos e entre profissionais da área mostram cavalos sofrendo com “tremedeiras” que chegam a derrubar os animais e isso tem preocupado diversos proprietários. Esses vídeos não trazem detalhes sobre o local nem a data que foram gravados, mas na maioria das vezes vem acompanhados de textos relatando que esses casos estão acontecendo no estado do Pernambuco.

Diante de tamanha repercussão a reportagem do Portal Paraíba Mix procurou o Médico Veterinário, Dr Alysson Gurjão que primeiramente alertou a todos para os cuidados com as fake news, pois o próprio já tinha recebido os mesmos vídeos afirmando ter sido gravado em lugares totalmente diferentes.

O profissional porém frisou que os casos mostrados nos vídeos são preocupantes e mostram sinais clínicos neurológicos que podem ser causados por diversas doenças, porém ainda não há como afirmar o que necessariamente tem acontecido nesses casos dos vídeos.

Ele lembrou que recentemente um surto de uma nova variante do vírus de herpes equino (EHV-1) matou diversos cavalos na Europa, inclusive com a Federação Equestre Internacional (FEI) cancelando todas as competições no continente no período e recomendando quarentena para evitar a disseminação da doença.

Dr. Alysson disse que já recebeu informações de casos parecidos que estão sendo investigados no estado vizinho do Pernambuco, que faz fronteira com a região do Cariri Paraibano.

O veterinário alertou ainda que caso o proprietário se depare com um caso desse imediatamente isole completamente o animais dos demais e procure um profissional para fazer uma avaliação.

Assista alguns dos vídeos e também a explicação do profissional veterinário sobre o caso:

Paraíba Mix

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp