Roteiro de filme da Atriz Pattrícia Aquino leva São Domingos do Cariri para as telas do cinema no Revelando os Brasis

A atriz Pattrícia Aquino, agora roteirista, natural de São Domingos-PB, tem filme aprovado no Concurso Nacional de História da VI edição do Revelando os Brasis, onde abordará as crenças populares de sua cidade. O roteiro de Patrícia foi quinto em todo o Nordeste e único selecionado em toda a Paraíba.

O Revelando os Brasis é realizado pelo Instituto Marlin Azul, com o patrocínio da Petrobras, o projeto é um instrumento de registro da memória e da diversidade cultural do país e revela novos olhares sobre o Brasil. As produções serão exibidas no programa de TV Revelando os Brasis, realizado em parceria com o Canal Futura.

“A expectativa da maioria dos moradores é muito grande, estão ansiosos! Desde que voltei da Oficina no Rio de Janeiro, mobilizei a cidade de todas as formas, fui na casa das pessoas e expliquei que precisaria de todo tipo de apoio”, conta Pattrícia. E a mobilização está funcionando. Para as gravações, as contribuições vieram de diferentes maneiras: dinheiro, alimentos para a equipe, casas para hospedagem, carros para serem utilizados durante as gravações.

Pattrícia conta ainda que cerca de 80 pessoas estarão trabalhando de forma voluntária nas diferentes funções do filme: “Algumas pessoas da cidade estarão cozinhando, montando cenário, ajudando na produção, atuando, maquiando. Só de São Domingos, cerca de 50 pessoas irão participar como figurantes”, diz a diretora.

As gravações começaram nesta sexta-feira (01) e vão até a próxima terça-feira (05), em São Domingos do Cariri. O elenco é formado por sete atores; dois de João Pessoa, cinco de Campina Grande e toda a figuração e elenco de apoio será feita pela população são-dominguense.

Em entrevista ao Jornal do Meio Dia da Serra Branca FM nesta sexta-feira (01), Patrícia Aquino explicou que o enredo do filme contará a crença da coruja rasga mortalha, uma lenda do interior em que as pessoas acreditam que quando esta coruja passa por cima da casa alguém da família acaba morrendo.

Segundo a roteirista, a maior parte das filmagens será na zona rural do município. O lançamento acontecerá na praça pública da cidade através do Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis, que monta um cinema ao ar livre em ruas e praças dos municípios. Ainda na fase de difusão do projeto, os filmes são lançados em DVD com distribuição gratuita entre realizadores, secretarias, organizações sociais e culturais, cinematecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.

Essa é a primeira vez que São Domingos do Cariri será cenário de um filme. “Eu estou cheia de expectativas, pois sei que estou trazendo pra cidade algo jamais visto, fazendo as pessoas terem acesso ao mundo do audiovisual, sem falar que esses profissionais que estão vindo vão contribuir para que as pessoas aprendam um pouco também de como funciona toda uma produção de cinema”, acredita Pattrícia.

Paraíba Mix

Por: Junior Queiroz em 2 de dezembro de 2017

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *