Presidente da Colônia de pescadores de Serra Branca fala sobre a suspensão do seguro-defeso

12068515_898355596907321_2134223146870294528_o

O Ministério de Agricultura suspendeu por um período de 120 dias o Seguro-Desemprego do Pescador (Seguro-Defeso), o que causou preocupação nos pescadores artesanais, que já enfrentam dificuldades devido ao período de estiagem da região.

O Seguro-Defeso é um benefício concedido pelo governo federal ao pescador profissional artesanal durante o período de paralisação da pesca para preservação das espécies. Com a suspensão desse seguro, o IBAMA é órgão que decidirá se durante este período a pesca será paralisada.

Em entrevista concedida nesta terça-feira (20) ao Jornal do meio Dia da Serra Branca FM, o Secretário de Agricultura e Presidente da Colônia de Pescadores de Serra Branca FM, Leonaldo Farias, falou sobre essa suspensão e da realidade dos pescadores do município.

Ele destacou que a classe recebeu a notícia com perplexidade, mas disse que diante do cenário que se encontra o País, não foi uma surpresa para ele. E enfatizou que através do registro geral de pesca e das colônias, a classe de pescadores somou conquistas e agora enfrenta este problema.

Ele ainda destacou que esta suspensão tem um grande impacto econômico, devido ao dinheiro que para de circular e os investimentos que paralisam. Leonaldo ainda enfatizou que a atividade de pescador que se profissionalizou, pode ter uma diminuição do número de pescadores, que agora, precisarão ir para outras áreas para garantir sua subsistência. Ele informou que no município de Serra Branca cerca de 110 famílias sobrevivem da pesca.

Assista um trecho da entrevista na nossa TV MIX.

Paraíba Mix

Serra Branca FM / Luana Gregório

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp