
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), publicou, na edição deste sábado (12) do Diário Oficial, a lista dos beneficiados do programa Bolsa Esporte 2022/2023. Ao todo, foram deferidos 512 nomes, que estarão aptos a receberem o benefício destinado aos atletas, paratletas e técnicos paraibanos, gerando um investimento anual de mais de R$ 4 milhões.
Entre os beneficiados, duas personalidades esportivas do município de São João do Cariri foram contempladas e estarão aptos a receberem o benefício. Foram contemplados o paratleta sãojoãense Maycon Araújo Ferreira da Silva e o técnico do paradesporto Rangel Silva.
Com apenas 12 anos de idade, Maykon é aluno da Escola Municipal Dep. Tertuliano de Brito em São João do Cariri e vem despontando com uma das grandes promessas do paradesporto da região do Cariri e do estado da Paraíba. Tendo já conquistado várias medalhas em competições à nível estadual e nacional.
Já o professor Rangel Silva, tem 36 anos, e atua como professor de educação física na rede municipal de ensino e atualmente é o representante do paradesporto do município. O sãojoãoense vem se destacando pelo aperfeiçoamento e desenvolvimento do paradesporto na região do Cariri e vem fazendo um trabalho de destaque na cidade de São João do Cariri, revelando jovens promessas no paradesporto.
A avaliação para que Maykon Araújo e Rangel Silva pudessem serem contemplados foi de acordo com os índices e conquistas do paratleta e o técnico ao longo da temporada de 2021. Ambos são integrantes do Programa Paraíba Paralímpico.
Atualmente São João do Cariri conta com um polo de paradesporto, onde vários paratletas participam do projeto, que conta com a coordenação do Professor Rangel Silva e a parceria da Prefeitura Municipal de São João do Cariri através da secretaria de esportes do município.
De acordo com o edital 003/2022, os novos beneficiários do programa devem assinar o termo de compromisso, como determina a Lei Estadual 11.692/2020, cujo ato ocorrerá na Sala de Coros localizada no mezanino I da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), entre os dias 21 e 28 deste mês, no horário das 9h às 12h, pela manhã, e à tarde, a partir das 14h até as 17h. Já a interposição de recurso deverá ser impreterivelmente na segunda-feira (14) e na quarta-feira (16), na Vila Olímpica Parahyba.
Os contratos do Bolsa Esporte possuem a duração de 12 meses e as modalidades do programa são: Bolsa Estudantil, Bolsa Nacional, Bolsa Internacional e Bolsa Institucional. A estudantil é destinada aos atletas, técnicos e para-atletas que obtiveram importantes resultados nos Jogos da Juventude, Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e Paralimpíadas Escolares, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A Bolsa Nacional é para aqueles que conseguiram índices expressivos em competições em nível de Brasil legitimados pelas respectivas confederações, enquanto a Internacional tem o objetivo de contemplar aos que conseguem resultados importantes em campeonatos e torneios chancelados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Paralímpico Internacional (CPI) e federações internacionais. Já a Bolsa Institucional é indicada por cada federação paraibana.
Com Cariri Esporte