Em nova coluna, Simorion Matos traz poesia e aborda assuntos políticos, inclusive do Cariri

simoriongrandeee

 

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado Federal, chamou de “juizeco” o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília. Também anunciou ação da Casa contra Vallisney junto ao Conselho Nacional de Justiça, onde, segundo Renan, ele terá “a oportunidade de dizer as razões pelas quais, através de um mandado de prisão, suprimiu prerrogativas do Congresso Nacional”.

Até aí, tudo bem, pois o senador alegava tratar-se de um juiz de primeira instância, impotente para fiscalizar o Senado. Pouco tempo depois Renan negou-se a receber notificação do ministro Marco Aurélio Melo, do Supremo Tribunal Federal, em liminar que determinava o seu afastamento da presidência do Sendo.

Depois de tudo isso, o plenário do STF, por 6 X 3, “desmanchou” a liminar do seu ministro e decidiu pela permanência de Calheiros na presidência do Senado, somente não podendo substituir o presidente a República.

Pense num alagoano forte!!!!!!!!!!!!

O PESO DA IDADE

Um fato curioso nas eleições para prefeito realizadas no dia 2 de outubro aconteceu na cidade de Cariús, no Ceará. O município tem 13.391 eleitores e votaram 12.766. A disputa para prefeito foi acirradíssima e ao final da apuração foi constatado um empate entre os dois principais, dos quatro candidatos.

O candidato Iran, do PSDB, obteve 5.811 votos, o que representou 48,34% do eleitorado votante.

O candidato Nizo, do PMB, obteve também 5.811 votos, os mesmos 48,34% do eleitorado que votou.

A “briga” foi decidida no calendário. Foi eleito o mais velho, Iran, nascido em 1970, agora com 46 anos. O derrotado, Nizo, nasceu em 1974 e tem 42 anos

E ainda há quem diga que idade não vale nada.

REUNIÃO DOS HISTÓRICOS

Foi bastante prestigiada a reunião comemorativa aos 11 anos de fundação do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri, realizada no sábado, 10, na cidade de São João do Cariri. O prefeito Cosme Farias recepcionou os históricos em nome da comunidade e ofereceu aos participantes do encontro um café da manhã.

Como sócio fundador, participei do evento. Além de desfrutar de momentos de grande beleza cultural, tive o prazer de rever amigos, dentre eles o presidente Daniel Duarte (meu Professor Orientador da Pós-Graduação na UFCG) e o mestre Balduíno Lelis.

O REITOR ELEITO

Felizes com a escolha em consulta eleitoral do monteirense Vicemário Simões para novo reitor da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande, muitas pessoas procuraram maiores informações sobre o professor caririzeiro. Em nossos arquivos, encontramos:

Vicemário Simões trabalhou como Caixa Executivo, Chefe de Serviço e Chefe de Setor no extinto Paraiban – Banco do Estado da Paraíba S/A. Trabalhou como Menor Aprendiz no Banco do Brasil S/A. Estudou no Colégio Estadual José Leite de Sousa (Monteiro). É Bacharel em Engenharia Química pela UFPB e Licenciado em Química pela UEPB. Mestre em Engenharia Química pela UFPB e Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Além das atividades docentes na graduação e na pós-graduação de Engenharia Química, Vicemário Simões foi, na UFCG, Coordenador do curso de Engenharia Química e, durante 8 anos, Pró-Reitor de Ensino. Atualmente exerce o cargo de Vice-Reitor e Secretário de Planejamento.

EM SURDINA

Transcorre na mais absoluta surdina a condução dos entendimentos para eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Monteiro, que deverá ocorrer dentro de 20 dias.

Uma coisa está definida: a presidência deverá ficar com um vereador da bancada da prefeita eleita Lorena de Doutor Chico, podendo contar inclusive com os votos de 2 vereadores que foram eleitos pela oposição.

CANDIDATA RICARDISTA

Fábio Nascimento diz que nada de Aristeu Chaves, Paulo Sérgio ou Juraci Conrado como possíveis candidatos a deputado estadual, receberem o apoio do governador Ricardo Coutinho. Segundo Fábio, a camalauense Débora Cristiane será escolhida por Ricardo como a deputada do Cariri.

AQUELE ABRAÇO

Em tempo de confraternização, mandamos aquele abraço para José Iranil Teixeira (Recife-PE), Eduardo Viana (Recife-PE) Jandui Sabino (Princesa Isabel- PB), Alberto Ribeiro (Flores-PE), Namário Coca Simões (Bayeux-PB) Clóvis Dantas (Campina Grande-PB), Tião Lucena (João Pessoa-PB), João Pereira (Sumé-PB) Júnior Queiroz (Serra Branca-PB), Eurivaldo Silva (Rio de Janeiro – RJ) e Rivaldo Sá (João Pessoa-PB).

COISAS & CASOS

O cantador repentista Zé Catota, nascido em São José do Egito – Pernambuco, cantou assim:

Não acredite em mulher,

Seja essa ou seja aquela;

Não merece confiança

Nem no tempo de donzela;

Não confie em fechadura

Que toda chave dá nela.

Já o repentista Severino Pelado, de Limoeiro – Pernambuco, pensava diferente. E cantou:

Não me fale de mulher

Pois toda mulher é boa,

Seja honesta ou desonesta

Porque a mulher à-toa

Se não prestar pro marido,

Serve pra outra pessoa.

Contatos com a coluna: simorionmatos@gmail.com

Por: Junior Queiroz em 13 de dezembro de 2016

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *