Em artigo, liderança do Cariri indaga: “O que está por trás da greve dos caminhoneiros?”

Liderança petista do Cariri paraibano, ex-candidato a prefeito de Coxixola e historiador, Valmi Oliveira escreveu artigo falando sobre o atual momento brasileiro com os protestos contra a alta dos combustíveis. No artigo o professor indaga sobre o que está por trás da Greve dos Caminhoneiros e a luta pela Soberania Nacional.

Confira na íntegra:

Grande parte dos brasileiros se angustiaram com a disparada dos preços dos combustíveis e com o impacto na economia nacional.

Esse processo, em grande parte é fruto de uma política de desmonte da Petrobras, entregando o nosso petróleo para as petroleiras internacionais e o fim do controle sobre os preços dos combustíveis é o que está fazendo o preço subir de forma assustadora. O Diesel e a Gasolina já subiram mais de 60% em menos de dois anos do governo da coalisão PMDB/PSDB.

Nos anos dos governos Lula e Dilma, com a política de controlar os preços, os combustíveis subiram pouco mais de 30% em doze anos, ou seja, bem abaixo da inflação anual. Com este controle, o governo mantém a inflação baixa, por que o preço dos combustíveis impacta sobre preços da comida, passagens, serviços.

Essa prática, em grande medida é adotada em grande parte dos países desenvolvidos, onde há grandes Estatais de Petróleo e Energia. E os governos controlam os preços.

Agora, com os preços sendo determinados pelo “mercado”, quem ganha são os acionistas e principalmente as grandes petroleiras americanas, para quem o governo atual está entregando nosso Petróleo a um preço irrisório.

Nesse sentido, ao invés de algumas faixas dos caminhoneiros está escrito “redução dos impostos” quando o que deveriam estar pedindo é a volta do controle de preços pelo Governo e a manutenção da exploração do petróleo sob a batuta da Petrobras. Ou seja, nestas faixas dos caminhoneiros deveria haver uma que já foi símbolo da Soberania Nacional: “O Petróleo É Nosso”.

E não podemos esquecer que há parcela significativa destes caminhoneiros teleguiados pelos grandes empresários e pela grande mídia, que fizeram aquela greve de 2015 que contribuíram para derrubar a Presidenta Dilma, que assim como Lula, controlava os preços, estabeleceu uma política Soberana para o Petróleo e havia reforçado a Petrobras com a exploração do Pré-sal. Além dos adesivos misóginos com a imagem da presidenta de pernas abertas circulava nos carros como forma de protestos.

Sendo assim, essa greve dos caminhoneiros poderia ser o início de um grande movimento em que fosse defendido o respeito aos valores democráticos tão em risco nos dias atuais e também da defesa da soberania nacional contra a entrega da Petrobrás e da Eletrobrás para suprir interesses estrangeiros.

Portanto, em nenhuma hipótese, o Brasil não pode perder o controle majoritário dos fluxos de produção e das reservas, inclusive como condição para participar soberanamente da política internacional do petróleo e não abrir mão da soberania do país em vários setores estratégicos. E para que isso ocorra os verdadeiros brasileiros devem ir à luta.

Valmi Oliveira

Professor e Historiador

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp