Águas do Rio São Francisco retornam ao Cariri Paraibano após nove meses

Após nove meses sem bombeamento das águas do Rio São Francisco para o Estado da Paraíba, as águas do Velho Chico retornaram na noite desta terça-feira (19), ao município de Monteiro, primeira cidade paraibana a ser beneficiada com a chegada das águas.

A previsão era de que a água chegasse ao estado até esta quarta-feira (20), porém, as águas já chegaram ao túnel na divisa entre os estados de Pernambuco e Paraíba. A água segue em velocidade de 3 km por hora e em média 5 metros cúbicos por segundo ao longo do canal.

No início deste mês de novembro o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendaram à Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que, mediante devido monitoramento da barragem de Cacimba Nova, no município de Custódia (PE), a água fosse liberada para o canal da Transposição no Eixo Leste, em Monteiro, em um prazo de até 10 dias, e estabeleceu que a vazão de água não deve ser inferior a 0,8m³/s, visando garantir a mínima segurança hídrica à população da região.

O MDR atendeu a recomendação e ainda na mesma semana religou o bombeamento das águas para o Estado. O bombeamento havia sido suspenso em março deste ano, após equipamentos de monitoramento emitirem alerta durante a fase final de enchimento da barragem Cacimba Nova, em Custódia (PE), fazendo-se necessária novas intervenções na estrutura para garantir o funcionamento adequado da barragem, mas é uma medida preventiva uma vez que a estrutura não apresenta risco de rompimento.

A previsão é que as águas do Velho Chico desemboque no leito do Rio Paraíba, em Monteiro, no período da tarde.

 

com VC

Por: Junior Queiroz em 20 de novembro de 2019

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *