Ampliando as atividades, a Vigilância Sanitária Municipal em parceria com a empresa Alca Reciclagem (empresa licenciada para coleta e destinação do óleo vegetal usado) com a Prefeitura através da Secretaria de Educação e demais secretarias, está desenvolvendo estratégias para implantação do Programa Recicle seu Óleo – Projeto Municipal de Coleta de Óleo Vegetal Usado, um programa de coleta voluntária que objetiva o descarte adequado e reciclagem do óleo vegetal no município de São João do Cariri para o uso como matéria prima na produção de sabão.
Os óleos e gorduras são, por definição, substâncias que não se misturam com a água (insolúveis) e podem ser de origem animal ou vegetal. O óleo vegetal, que é o que dá origem aos óleos de cozinha, pode ser obtido de várias plantas, ou sementes, como o buriti, mamona, soja, canola, girassol, milho, etc.
O Projeto tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre os riscos do descarte inadequado do óleo vegetal usado e da importância da destinação correta destes resíduos por empresa licenciada, permitindo que sejam usados na fabricação de sabão, estabelecendo um novo ciclo de vida para este produto.
A parceria estabelecida com a Secretaria de Educação visa levar a educação ambiental para as salas de aula da rede Municipal de ensino, promovendo, através da participação dos estudantes a conscientização das famílias e da comunidade sobre o correto descarte do óleo de fritura.
As escolas são fundamentais no projeto, pois atuarão como postos de coleta de óleo vegetal usado. Dessa forma, os alunos, professores e a comunidade podem descartar o seu óleo usado nos recipientes disponibilizados pela empresa Alca Reciclagem, que se responsabilizará pela coleta e destinação dos resíduos de frituras. O recolhimento também está previsto por estabelecimentos comercias do município.
A Alca Reciclagem realiza a coleta e tratamento artesanal do óleo vegetal usado e posteriormente encaminha para fábrica de sabão. Todo processo é realizado por empresas licenciadas por órgão ambiental para desenvolver as atividades.
O chefe da divisão da Vigilância Sanitário, Elias Carvalho disse que a cada 2 litros de óleo vegetal usado coletado será trocado por 1 litro de material de limpeza (detergente, sabão, cloro, desengordurante etc.)
A DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, conta com o apoio da Prefeitura através da Secretaria de Educação Municipal e da empresa Alca Reciclagem para implantação deste Projeto. A iniciativa pautada na sustentabilidade tem a missão de colaborar para um futuro melhor do município.
Ascom – PMSJC