Trump afirma que tutela dos EUA sobre Venezuela pode durar anos: ‘Só o tempo dirá’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos podem administrar a Venezuela e extraírem petróleo de suas vastas reservas por anos em uma entrevista ao jornal americano The New York Times publicada na noite de quarta-feira 7. Ele ainda insistiu que o governo interino venezuelano — composto inteiramente por chavistas que participavam da ditadura do agora preso Nicolás Maduro — está “nos dando tudo o que consideramos necessário”.

Quando questionado sobre quanto tempo haverá supervisão direta da nação sul-americana, com a ameaça constante de uma ação militar dos EUA, Trump respondeu que “só o tempo dirá”. Sem especificar um período específico durante o qual Washington ditará as diretrizes políticas a Caracas, ele afirmou que estima “muito mais tempo” que seis meses ou um ano.

“Vamos reconstruir (a Venezuela) de uma maneira muito lucrativa”, acrescentou ele durante a entrevista. “Vamos usar petróleo e vamos comprar petróleo. Vamos baixar os preços do petróleo e vamos dar dinheiro à Venezuela, que precisa desesperadamente disso.”

Os comentários de Trump vieram poucas horas depois da Casa Branca afirmar que os Estados Unidos planejam assumir o controle efetivo da venda de petróleo da Venezuela por tempo indeterminado, parte de um plano de três fases apresentado pelo secretário de Estado, Marco Rubio, aos membros do Congresso. Embora congressistas republicanos tenham demonstrado amplo apoio às ações do governo, os democratas reiteraram na quarta-feira seus alertas de que a tutela pode transformar-se em uma intervenção internacional prolongada sem justificativa legal clara.

Trump se esquivou de responder por que reconheceu a vice-presidente de Maduro, Delcy Rodríguez, como a nova líder da Venezuela em vez de apoiar María Corina Machado, a líder da oposição cujo partido liderou uma campanha eleitoral vitoriosa contra Maduro em 2024 e que recentemente ganhou o Prêmio Nobel da Paz. O mandatário americano reiterou que os aliados de Maduro estão cooperando, apesar de suas declarações públicas hostis.

“Eles estão nos dando tudo o que consideramos necessário. Não se esqueçam, eles nos tomaram o petróleo anos atrás”, afirmou, referindo-se à nacionalização de instalações construídas por empresas petrolíferas americanas.

Ele também não confirmou se já falou com Rodríguez.

“Mas Marco (Rubio) fala com ela o tempo todo”, disse ele sobre o secretário de Estado. “Posso afirmar que estamos em constante comunicação com ela e com o governo”, acrescentou.

O presidente também não se comprometeu a firmar uma data para eleições na Venezuela. No plano de três fases apresentado por Rubio, a última seria uma “transição de governo”.

Com Veja

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp