Serra-branquenses são selecionados para intercâmbio no Canadá

montagem_estudantes

 

Gustavo Vinícius de Araújo Cordeiro e Allyson Rodrigues da Silva são jovens de 16 anos e alunos da Escola Estadual Senador José Gaudêncio, maior educandário de Serra Branca. O que mais os dois tem em comum? Eles foram selecionados pelo Governo do Estado, através do programa Gira Mundo, para um intercâmbio de seis meses no Canadá.

Os estudantes embarcam para o Canadá na primeira semana de setembro. Eles fizeram teste de seleção no período de 5 a 7 de julho. Da 5ª gerência com sede em Monteiro os primeiros colocados foram Matheus de Lima Barcellos, aluno da Escola José Leite de Sousa (Monteiro), Gustavo Vinícius de Araújo e Allyson Rodrigues da Silva, ambos da Escola Senador José Gaudêncio (Serra Branca).

Ao todo foram selecionados 50 alunos de todas as 14 gerências regionais de ensino do Estado, sendo dois da 5ª Gerência com sede em Monteiro. Por problemas relacionados aos requisitos de participação no programa, o estudante Mateus de Monteiro deverá ser substituído pelo jovem Alysson e os dois serra-branquenses conhecerão o Canadá integrados ao programa Gira Mundo.

Gustavo Cordeiro disse em entrevista ao portal De Olho no Cariri que recebeu anestesiado de alegria a notícia da aprovação. Segundo ele, sua expectativa é grande para a viagem e espera conhecer novas culturas, aperfeiçoar ainda mais seu inglês e conhecer novas pessoas.

Alysson Rodrigues, que ficou na suplência da gerência regional de Monteiro, espera pela confirmação de sua viagem, mas disse que já se sente um vencedor por ter chegado tão longe e poder representar a Paraíba nesse intercâmbio. “Espero aprender um pouco mais da cultura do Canadá e trazer um pouco do que aprender para dividir com meus colegas e com minha comunidade escolar”, pontuou ele.

Os alunos classificados foram submetidos a aplicação, pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFPB), do TOEIC Bridge, um teste de proficiência em língua Inglesa para pessoas cuja língua materna não é o Inglês.

Os inscritos tiveram a oportunidade de participar de um curso preparatório de inglês divididos em 20 turmas no Estado, ministrado por professores da rede estadual.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp