Rubio e Vieira destacam “conversas positivas” e planejam reunião entre Trump e Lula

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, divulgaram nesta quinta-feira, 16, uma declaração conjunta em que classificam como “muito positiva” a reunião realizada em Washington.

O comunicado, também assinado pelo representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, trata dos esforços de ambos os países para agendar uma reunião entre os presidentes Donald Trump e Lula.Parte inferior do formulário

Hoje, o Representante Comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, e o Secretário de Estado, Marco Rubio, se encontraram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e tiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento.

O Embaixador Greer, o Secretário Rubio e o Ministro das Relações Exteriores [Mauro] Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em diversas frentes no futuro próximo e estabelecer um caminho de trabalho para o futuro. Ambas as partes também concordaram em trabalhar juntas para agendar uma reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula o mais breve possível.”

Pelo lado brasileiro, também estiveram presentes: Mauricio Carvalho Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e Sherpa do Brasil no BRICS; Philip Fox-Drummond Gough, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros; e Joel Sampaio, chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social.

A reunião ocorreu 10 dias após Lula e Trump conversarem por telefone.

“Sintonia com a boa química”

Ao Globo, Vieira disse que teve uma “ótima reunião” e que o encontro ocorreu em “sintonia com a boa química” mencionada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o presidente Lula.

“Durante todo o encontro prevaleceu uma atitude construtiva, voltada a aspectos práticos da retomada das negociações entre os dois países, em sintonia com a boa química iniciada pelo recente telefonema da semana passada entre os presidentes Trump e Lula”, afirmou.

Tarifaço

O ministro afirmou que reiterou a posição brasileira, transmitida pelo presidente Lula a Donald Trump, sobre a necessidade de reverter o tarifaço imposto a produtos brasileiros.

“Reiterei a posição brasileira transmitida diretamente pelo presidente Lula ao presidente Trump na semana passada sobre a necessidade de reversão das medidas adotadas pelo governo norte-americano a partir de julho, o que vai demandar o início de um processo de negociação nos próximos dias”.

“Manterei contato direto com secretário americano nos próximos dias para monitorar o avanço e estabelecer prazos para novos encontros. O objetivo de que os presidentes se reúnam proximamente continua mantido, mas isso ainda será definido pelas partes, de acordo com a agenda de ambos”.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp