A Prefeitura de Boa Vista realizou, no início da semana, a entrega de uma premiação ao estudante José Gabriel Barbosa Sampaio, que conquistou medalha de ouro nacional na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A entrega de um notebook ao aluno do 7º ano da Escola Municipal Professora Francisca Leite Vitorino, marca a primeira premiação oficial do município a estudantes que se destacam em eventos educacionais.
A iniciativa nasceu a partir de projeto de lei enviado pelo prefeito Fernando Aires à Câmara Municipal, aprovado por unanimidade, que prevê a premiação e o reconhecimento de alunos da rede pública que se sobressaem em competições de conhecimento.
Em 2023, José Gabriel já havia conquistado medalha de prata nacional e ouro na etapa estadual da OBMEP, e em 2024 alcançou o maior reconhecimento da olimpíada, subindo ao palco do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, para receber a medalha de ouro entre milhões de estudantes participantes.
Para o prefeito Fernando Aires, a premiação representa não só o talento de Gabriel, mas também a força da educação pública de Boa Vista. “Criamos essa política de reconhecimento justamente para valorizar talentos como o de José Gabriel e incentivar outros estudantes a acreditarem no poder do conhecimento. Este é o resultado do esforço de um aluno e do trabalho coletivo da nossa rede municipal”, afirmou.
Estiveram presentes na premiação, os pais do estudante, o prefeito Fernando Aires, o secretário municipal de educação Diógenes Farias, o diretor da escola, Márcio Meira e os professores de Matemática José Alberto, Jefferson Gonzaga e Joel de Freitas.
José Gabriel é filho do servidor público Ari Sampaio de Araújo e da professora Erimônica Araújo Barbosa Sampaio.
PARAÍBA MIX