Prefeitura de Boa Vista abre Natal Encantado com apresentação da iluminação e resgate do Pastoril

A Prefeitura de Boa Vista abriu oficialmente, neste domingo (14) à noite, o Natal Encantado da cidade com o acendimento das luzes e a apresentação do Pastoril Violeta de Lourdes Marinho, importante manifestação da cultura popular do município. O evento devolveu protagonismo a um folguedo que integra o ciclo natalino e carrega forte simbolismo religioso, histórico e social na comunidade.

Marcado pela encenação do nascimento de Jesus, pela musicalidade tradicional e a divisão simbólica entre os cordões azul e encarnado, o pastoril voltou a ocupar espaço público, encantando as pessoas presentes com a participação de mais de 50 integrantes.

Na ocasião, a população também pode assistir o acender das luzes natalinas com bonita decoração da praça e as apresentações da Filarmônica Bom Jesus dos Martírios e do Coral Luzes, formado por estudantes da cidade, que estão realizando apresentações ao longo deste mês.

O prefeito Fernando Aires, falou sobre a importância do resgate das tradições e do clima natalino na cidade. “A retomada do pastoril representa não apenas o retorno de uma apresentação cultural, mas também a preservação de saberes transmitidos oralmente ao longo de gerações, por transmitir fé, arte e memória. Por isso está sendo apresentado durante o lançamento do Natal Encantado, como um dos pontos altos da programação“.

De acordo com o coordenador de Cultura, Flávio Farias, a apresentação contou com a participação de membros especiais que fizeram história no folguedo. “Foram localizadas e convidadas pessoas de 80 a 85 anos que fizeram parte do pastoril Experiência e Vida, e usaram suas tradicionais roupas, proporcionando importante transmissão de saberes”.

Um dos momentos mais simbólicos da apresentação foi a passagem do estandarte das veteranas para a nova geração, evidenciando como a tradição do Pastoril é forte e antiga em Boa Vista.

De acordo com Fernando Aires, ao apoiar o pastoril, a gestão estimula o envolvimento comunitário e cultural. “Estamos fortalecendo a cultura como instrumento de educação, pertencimento e cidadania. É nosso objetivo garantir visibilidade às tradições locais, promover inclusão social, e manter vivas as expressões que formam a história e a identidade do povo boavistense”.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp