Mais de 75 mil eleitores vão às urnas em pelo menos 23 municípios do Cariri e Seridó Paraibano. Com 100% de revisão biométrica, os eleitores da região votarão pela primeira vez com o novo sistema de identificação e segundo os juízes eleitorais a expectativa é de tranquilidade para o pleito, com urnas revisadas e tecnologia testada.
Seja em alguns dos maiores colégios eleitorais do Cariri ou ainda nos menores a disputa promete ser uma das mais acirradas das últimas eleições municipais. Em Monteiro, Serra Branca e Taperoá, três das maiores cidades da região, a eleição é considerada completamente indefinida.
No maior colégio eleitoral, Monteiro, enfrentam-se Ana Lorena, candidata apoiada pela atual prefeita Edna Henrique e o deputado estadual João Henrique e Juraci Conrado, candidato da oposição e que por muito pouco não ganhou a eleição passada, momento em que disputou com a prefeita e candidata a reeleição à época Edna Henrique. O acirramento lá pôde ser verificado nos eventos de campanha e na própria composição do arco de alianças.
Em Serra Branca, a eleição é atípica e talvez por isso muito indefinida. O ex-secretário Sousinha rompeu com o prefeito Eduardo Torreão e levou parte de seu grupo para apoiá-lo e com popularidade em alta viu ao longo da campanha seus adversários darem forma a suas candidaturas. Flávio Torreão, candidato apoiado pelo prefeito com o rompimento de Sousinha, saiu do nada e cresceu com os debates e corpo a corpo com o eleitorado. Galeguinho do PT, candidato do grupo de oposição, manteve a unidade dos partidos que fizeram oposição ao governo Dudu e também atraiu a simpatia de parte do eleitorado. Com sobe e desce dos candidatos, apenas as urnas revelarão neste domingo (02) quem conseguirá atrair o maior número de votos.
Em Taperoá, a situação é similar e a disputa é entre três candidatos. Jurandi Gouveia é o atual prefeito e tenta a reeleição e enfrenta o candidato do ex-prefeito Lula e da oposição, George Farias, e ainda seu principal aliado nas últimas eleições, o ex-gestor Dr. Deoclécio Farias.
Nas pequenas cidades, entretanto, a disputa em geral é entre dois candidatos, mas é igualmente disputada. As eleições mais acirradas puderam ser percebidas em Livramento, Caraúbas, São Domingos do Cariri, São João do Cariri, Parari e Cabaceiras.
Destas cidades e até pela cultura no município, a eleição mais disputada foi vista em Livramento. Lá, a prefeita e candidata à reeleição Carmelita Ventura enfrenta o empresário Anchieta Anastácio que se uniu ao ex-prefeito Flávio Chaves para derrotá-la. Com o poder municipal nas mãos, a gestora e seu opositor fizeram grandes eventos e uma campanha movimentada que chamou a atenção do Cariri este ano, mais até que qualquer outro município.
com de olho no cariri