O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi intimado para prestar depoimento à Polícia Federal sobre as investigações que apuram a suspeita de uma trama golpista. A previsão é que o depoimento aconteça na próxima quinta-feira (22).
O inquérito em trâmite na Polícia Federal quer saber como funcionou a trama golpista, ação articulada por bolsonaristas para impedir a posse do presidente Lula da Silva (PT) em 2022.
Bolsonaro na mira da PF
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o paraibano Tércio Arnaud Thomaz, ex-assessor da Presidência da República até 2022, Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, e outras lideranças bolsonaristas foram alvos de uma operação da Polícia Federal no início do mês por suspeita de tentativa de golpe de Estado no país e invalidar as eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao todo, a PF cumpriu 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. Houve ainda medidas cautelares, como proibição de contatos entre os investigados, retenção de passaportes e destituição de cargos públicos.
Os mandados foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Bolsonaro teve que entregar o passaporte às autoridades.