Pesquisa na UFCG em Sumé estuda dinâmica populacional do Marmeleiro em área de Caatinga

Uma pesquisa realizada no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande estuda a dinâmica populacional do Marmeleiro em uma área de Caatinga.

O estudo foi publicado no periódico internacional “American Journal of Plant Sciences”.

O trabalho mostra um estudo realizado com o Marmeleiro (de nome científico Croton blanchetianus Baill), em área da Caatinga, no Semiárido paraibano, no período de janeiro de 2013 a janeiro de 2015. O objetivo do estudo foi avaliar as taxas de mortalidade e recrutamento (seleção) da população dessa espécie, em um intervalo de dois anos.

De acordo com a professora Alecksandra Vieira de Lacerda, a vegetação da Caatinga no Semiárido brasileiro tem sido pouco estudada, quando se refere à dinâmica populacional de suas espécies.

“O monitoramento das mudanças estruturais na vegetação foi realizado em 96 parcelas (áreas) contíguas de 10 x 10 m. O levantamento fitossociológico realizado em janeiro de 2013 amostrou 1078 indivíduos (plantas) de C. Blanchetianus (Marmeleiro), ocorrendo nas 96 parcelas estudadas”, disse a professora.

“Nos anos de 2012 e 2013 a quantidade de chuvas ficou abaixo da média anual. Considerando o período de avaliação houve alta taxa de mortalidade (47,33% ao ano) e baixa taxa de recrutamento (0,18% ao ano) para a população de C. blanchetianus. O ganho real da população foi significativamente negativo (-93,91% ao ano), uma vez que o número de indivíduos mortos foi muito superior aos recrutados na população”.

Na pesquisa foi verificado que a classe de altura composta por plantas de 4,1 a 5,0 metros de altura foi a mais tolerante a falta de água, resultando em 53,85% dos indivíduos sobreviventes. “Portanto, os resultados demonstraram que secas periódicas comprometem o recrutamento, desenvolvimento, sobrevivência e estabelecimento de plantas em sistemas naturais no Semiárido brasileiro”, destacou a professora Alecksandra Vieira em sua pesquisa.

Com Rosenato Barreto – Assimp CDSA/UFCG

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp