
A quatro dias do segundo turno, pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira aponta a estabilidade no cenário da corrida presidencial: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 48% das intenções de voto contra 42% de Jair Bolsonaro (PL). A diferença é de seis pontos entre os dois e oscilou um ponto para cima a favor do petista. No último levantamento, na semana passada, Lula tinha 47% e Bolsonaro, 42%.
Além deles, segundo a Quaest, 5% afirmam que ainda estão indecisos e outros 5% dizem que irão votar em branco ou nulo. Desconsiderando esses eleitores, na simulação dos votos válidos, Lula teria 53% e Bolsonaro, 47%. O resultado mostra uma convergência entre os principais institutos de pesquisa, que apontam para uma eleição acirrada, mas com leve vantagem para Lula.
A Genial/Quaest, entretanto, divulga também um resultado considerando apenas aqueles eleitores com maior probabilidade de irem às urnas. Esse procedimento minimiza os efeitos que a abstenção pode ter na eleição. Segundo esse modelo, a eleição estaria mais apertada em votos válidos: Lula teria 52,1% e Bolsonaro 47,9% das intenções de voto.
								
								





