Foi realizado na tarde deste sábado (18) em Serra Branca um encontro político envolvendo os partidos de oposição no município, que diante de uma plateia de quase 300 pessoas confirmaram a unidade do bloco na disputa eleitoral que se aproxima. Estiveram presentes líderes, partidários e simpatizantes das legendas PT, PSB, PMN, PC do B e PT do B.
O evento reuniu lideranças estaduais dos partidos envolvidos, a exemplo do deputado federal Luís Couto, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, o presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, e o presidente estadual do PC do B e vereador de Campina Grande, Napoleão Maracajá.
Durante o encontro, líderes de oposição se revezaram nos discursos com muitas críticas ao atual modelo de gestão de Serra Branca e principalmente, aos líderes políticos ligados ao atual governo, estejam eles apoiando ou não a pré-candidatura do prefeito.
Uma das falas que chamou atenção foi a do ex-prefeito Zizo Mamed, que criticou vereadores do Governo e a falsa divisão do grupo de situação para parecer com a oposição e enganar a população. “Há alguns políticos que estão no governo e defendem essa administração caótica e sua continuidade através do candidato do prefeito, mas pelo menos são coerentes. Porque há aqueles que negam a pré-candidatura do governo, mas não soltam o prefeito Dudu. Esses erram duas vezes e acham que estão enganando a população. Mas não passarão”, destacou o ex-prefeito Zizo Mamed.
Pouco antes do encontro, o presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, afirmou que o governador subirá no palanque da oposição em Serra Branca e apoiará firmemente a candidatura do bloco.
O Encontro das Oposições confirmou as pré-candidaturas de três nomes do grupo, dos quais devem sair o candidato a prefeito e a vice do blocão. Foram confirmados pré-candidatos o vereador e professor Galeguinho (PT), o ex-vice-prefeito Guilherme Gaudêncio (PSB) e o odontólogo Euwan Oliveira (PMN).
Segundo Dr. Euwan Oliveira, a pré-candidatura de Galeguinho a prefeito já é um consenso dentro do bloco de oposição e caberá a ele ou a Guilherme a missão de ser o vice do vereador petista.
Guilherme Gaudêncio fez no encontro um dos discursos mais fortes e se referiu as antigas divergências políticas que tinha seu grupo com o PT como um fato superado. Para ele, é preciso deixar de olhar para o retrovisor e passar a ver o presente desastroso da gestão de Serra Branca e a necessidade de um futuro melhor para os serra-branquenses.
Já o vereador e pré-candidato pelo PT, Galeguinho, demonstrou muita alegria e satisfação pelo evento e destacou a importância da união dos partidos de oposição. Segundo ele, um programa possível de realização será construído com a população, pois serão os serra-branquenses os protagonistas de um novo tempo na cidade.
Uma carta foi assinada ao final pelos representantes de cada partido presente ao encontro, onde os líderes se comprometeram a construir um projeto capaz de mudar Serra Branca e inseri-la em outra perspectiva de desenvolvimento.
Confira a carta aprovada no Encontro das Oposições:
CARTA AO POVO DE SERRA BRANCA – É HORA DE MUDANÇA!
(PT – PSB – PC DO B – PMN – PT DO B)
O povo de Serra Branca quer mudar a política para mudar a qualidade de vida das pessoas em geral. Serra Branca quer mais e melhores serviços públicos de saúde, educação, proteção social, segurança pública, infraestrutura urbana e rural, recursos hídricos, sustentabilidade ambiental, oportunidades de trabalho e emprego, cultura e esporte. O povo de Serra Branca quer dignidade e respeito.
Serra Branca quer mudar, escolhendo gestores honestos e que tenham auxiliares no governo municipal que também sejam honestos e zelosos com o dinheiro e o patrimônio público. Serra Branca quer mudar para que todos os vereadores sejam dignos de representar o povo.
Serra Branca quer mudar, elegendo gestores que queiram trabalhar diuturnamente pelo município e que, para tanto escolham também auxiliares trabalhadores e competentes para que o município ofereça o melhor possível às crianças, aos jovens, aos adultos e idosos, independentemente das preferências e opções políticas de cada cidadão e cidadã.
Se um dia as promessas e facilidades apresentadas para resolver problemas pessoais de uma parte dos eleitores conseguiram iludir e cooptar uma parte da população, depois de anos essa política pequena e de migalhas revelou os seus resultados mais perversos.
A destruição dos serviços e da infraestrutura públicas e um novo e cada vez maior endividamento e inadimplência da prefeitura paralisaram o município e prejudicaram a imensa maioria das pessoas. Nos últimos anos a prefeitura de Serra Branca e a Câmara Municipal só foram manchete nas páginas dos escândalos políticos, o que envergonha o nosso povo.
Nos últimos anos a política pequena posta em prática em Serra Branca se resumiu à prática de “favores” com o dinheiro da prefeitura. Gestores e auxiliares tiram proveito das aflições das pessoas, principalmente na hora da doença e oferecem algum auxílio em troca de votos. – Serra Branca não merece essa humilhação.
Serra Branca não aceita mais os serviços públicos sucateados, as obras públicas atrasadas ou abandonadas, o município endividado e inadimplente, a gestão desmoralizada e desautorizada, sem políticas de desenvolvimento econômico sustentável e sem perspectivas de oportunidades para a população.
Serra Branca não aguenta mais a velha política, a política pequena, das migalhas para o povo e das bonanças para os gestores, auxiliares e amigos dos gestores, cabos eleitorais e vereadores que apoiam todos os malfeitos cometidos contra o município e contra a população.
Serra Branca não aguenta mais uma Câmara Municipal onde a maioria dos vereadores, que representam a si mesmos e a seus familiares, se curvam aos gestores locais e encobrem a incompetência, o descaso e a desonestidade que prevalecem na prefeitura do município.
É hora de mudança. O futuro chegou para o povo de Serra Branca. O futuro chegou com a nova política e com uma política que pense grande, que pense no melhor para Serra Branca. A hora da mudança chegou para a sociedade, para a prefeitura e a câmara municipal de Serra Branca.
Neste dia de hoje, tão importante e tão simbólico para a história da política local, os homens e as mulheres que subscrevem essa carta para o povo de Serra Branca vêm publicamente assumir os seguintes compromissos com o município e com cada pessoa desta comunidade:
A) Unir em uma aliança política e programática os partidos e lideranças que estão no campo da oposição ao atual governo municipal, com o propósito de dialogar e representar o sentimento de mudança que contagia a imensa maioria da população serrabranquense;
B) Formar uma chapa majoritária e vereadoras e vereadores que sejam bastante representativas das forças políticas e sociais do município de Serra Branca situadas no campo popular, democrático e progressista;
C) Fazer uma campanha eleitoral honesta e transparente, com um debate corajoso, responsável e sincero sobre os problemas e as políticas públicas para solucioná-los para o bem do povo;
D) Fazer o debate político com a população com base em um plano de governo elaborado em discussões e plenárias populares que envolvam um grande número de cidadãs e cidadãos serrabranquenses;
E) Apresentar propostas de políticas públicas que sejam viáveis e factíveis com os recursos municipais, mas que potencializem também as parcerias com o Governo da Paraíba, com o Governo Federal, com os parlamentares aliados e com a efetiva participação da população;
F) Vencer as eleições para a prefeitura e câmara municipal e fazer um governo honesto, que combata a corrupção, que seja trabalhador e transparente; que respeite e qualifique os servidores municipais; que torne o município adimplente; que priorize as políticas públicas para elevar a qualidade de vida das pessoas e o orgulho de sermos serrabranquenses.
O tempo do protagonismo do povo chegou. A nova política chegou. A nova política é fazer um governo democrático, com políticas públicas para o exercício da cidadania. Estamos juntos e unidos ao povo para mudar Serra Branca. Muda Serra Branca!
Serra Branca, 18 de junho de 2016.
Paraíba Mix com De Olho no Cariri