Paraibano é resgatado após veleiro bater em baleia e naufragar no sul da Bahia

Um paraibano foi resgatado na tarde desta quarta-feira (21), após o veleiro em que estava bater em uma baleia e naufragar no leste da cidade de Ilhéus, na região sul do estado da Bahia. Conforme apurou a reportagem, no barco havia mais dois tripulantes, que foram resgatados por um navio da Marinha. 

A reportagem teve acesso com exclusividade a um áudio que filho do paraibano Neno Monteiro enviou à família afirmando que o veleiro em que o pai estava bateu em uma baleia as 6h da manhã e precisou usar uma prancha de stand up paddle, já que não tinha bote salva-vidas na embarcação. 

“Como eles viram que o barco não ia segurar porque abriu o casco, eles foram pegando todos os pertences de salvatagem. O barco não estava com bote de salvatagem,  mas tinha uma prancha de stand up e eles ficaram lá nessa prancha. Acionaram o SOS e foram localizados pelo navio petroleiro”, afirmou.

Ainda de acordo com o filho de Neno, o pai e os outros tripulantes acionaram o protocolo de socorro e foram resgatados no início da tarde desta quarta-feira (21) por um navio petroleiro da Marinha. 

De acordo com as informações obtidas pelo ClickPB,  o paraibano Neno Monteiro e outros dois tripulantes estavam à bordo do veleiro “XEF”, e naufragou a 130 km a leste da cidade de Ilhéus, na Bahia. Segundo a Marinha, os três homens resgatados estão bem e devem chegar em Salvador por volta das 23h. 

Nota da Marinha

A Marinha do Brasil (MB) informa que tomou conhecimento no início desta quarta feira (21), por meio do canal de Emergências Marítimas (185), do naufrágio de um veleiro, identificado como “XEF”, ocorrido a leste de Ilhéus – BA, cerca de 130 km da costa, com três tripulantes a bordo, todos do sexo masculino.

A Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus (DelIlheus) iniciou a coordenação das ações e o Salvamar Leste, serviço operado pelo Comando do 2º Distrito Naval, começou a Operação de Busca e Salvamento (SAR), com o envio da Corveta “Caboclo” para ajudar nas buscas.

Adicionalmente, a Marinha divulgou um Aviso aos Navegantes e realizou chamadas pela Rede Nacional de Estações Costeiras (RNEC), com o objetivo de dar ampla divulgação do fato e solicitar apoio a todas as embarcações que navegavam nas áreas próximas. A Força Aérea Brasileira, por intermédio do Salvaero Recife, foi acionada pela Marinha do Brasil para auxiliar na busca dos três náufragos.

Também foi solicitado apoio às embarcações próximas do local. O navio mercante “DAN SABIA”, navegando na região, alterou o seu rumo para a área do naufrágio e, às 12:35, realizou o resgate. De acordo com informações do comandante do navio, todos estão em boas condições de saúde. O Salvamar Leste já informou à família sobre o resgate dos náufragos.

O navio encontra-se a caminho de Salvador e os tripulantes serão recebidos na Capitania dos Portos da Bahia, com previsão de chegada entre 22h e 23h desta quarta-feira (21).

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp