Paraíba decreta situação de emergência por alta em casos de doenças respiratórias

O governador João Azevêdo assinou um decreto reconhecendo a situação de emergência em saúde pública em todo o território da Paraíba por causa do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Publicado na edição desta quinta-feira (16) no Diário Oficial do Estado, o documento tem validade por 90 dias e pode ser prorrogado em caso de necessidades.

A situação de emergência de que trata o decreto autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias ao atendimento da situação emergencial, de forma imediata, observando a legislação em vigor. As ações e os serviços públicos de saúde voltados à contenção da emergência serão articulados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O último boletim epidemiológico do estado mostrou que foram registrados 619 casos de doenças respiratórias graves nas 16 primeiras semanas de 2024, contra apenas 140 casos no mesmo período de 2023, ou seja, um aumento de 342,14% entre um ano e outro. Os maiores aumentos são nos casos de Influenza A (de 6 casos em 2023 para 347 em 2024) e de Covid-19 (que pulou de 6 casos em 2023 para 82 em 2024).

Em João Pessoa, a alta nos casos de gripe já havia levado a Prefeitura Municipal a decretar situação de emergência, por 90 dias, no final de abril. Entre os meses de fevereiro e março, a cidade apresentou um aumento de mais de 200% nos casos de gripe em crianças.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp