Imagens aéreas capturadas pela produtora ‘Hmais’ mostra o retrato do crítico cenário hídrico vivido pela região do Cariri Paraibano.
Na imagem exclusiva disponibilizada ao Portal Paraíba Mix, percebe-se o açude de Sumé com um nível crítico pouco visto na história da cidade. O manancial que há cerca de um ano é responsável pelo abastecimento de cidades como Monteiro, Sumé, Serra Branca e outros municípios do Cariri Ocidental encontra-se com apenas 4,5% de sua capacidade.
Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o açude de Sumé tem capacidade para acumular 44.864.100m³, mas atualmente encontra-se com apenas 2.016.450m³, segundo a última medição realizada nesta terça-feira (18).
Ainda não há uma previsão oficial, mas apesar do racionamento feito pela Cagepa o açude dificilmente deverá ter água até o final do ano. A possibilidade de esvaziamento total do açude acende um alerta para a possibilidade de um colapso que pode deixar várias cidades caririzeiras sem água.
Uma possibilidade colocada pela imprensa e a própria população da região é usar o açude de Camalaú que conta com 5.385.060m³, correspondendo a 11,2% de sua capacidade para abastecer a região quando secarem as águas do açude Sumé.
O Governo do Estado, através da Cagepa estuda uma viabilidade para a segurança hídrica da região que deverá ser apresentada nos próximos dias.
A imagem divulgada foi feita no último domingo (16), segundo confirmou o Diretor da Produtora, Hermano Araújo.
Paraíba Mix