Foto aérea revela situação crítica de açude que abastece cidades do Cariri Paraibano

acude_sume_hmais2

Imagens aéreas capturadas pela produtora ‘Hmais’ mostra o retrato do crítico cenário hídrico vivido pela região do Cariri Paraibano.

Na imagem exclusiva disponibilizada ao Portal Paraíba Mix, percebe-se o açude de Sumé com um nível crítico pouco visto na história da cidade. O manancial que há cerca de um ano é responsável pelo abastecimento de cidades como Monteiro, Sumé, Serra Branca e outros municípios do Cariri Ocidental encontra-se com apenas 4,5% de sua capacidade.

Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o açude de Sumé tem capacidade para acumular 44.864.100m³, mas atualmente encontra-se com apenas 2.016.450m³, segundo a última medição realizada nesta terça-feira (18).

Ainda não há uma previsão oficial, mas apesar do racionamento feito pela Cagepa o açude dificilmente deverá ter água até o final do ano. A possibilidade de esvaziamento total do açude acende um alerta para a possibilidade de um colapso que pode deixar várias cidades caririzeiras sem água.

Uma possibilidade colocada pela imprensa e a própria população da região é usar o açude de Camalaú que conta com 5.385.060m³, correspondendo a 11,2% de sua capacidade para abastecer a região quando secarem as águas do açude Sumé.

O Governo do Estado, através da Cagepa estuda uma viabilidade para a segurança hídrica da região que deverá ser apresentada nos próximos dias.

A imagem divulgada foi feita no último domingo (16), segundo confirmou o Diretor da Produtora, Hermano Araújo.

Paraíba Mix

Por: Junior Queiroz em 19 de outubro de 2016

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *