Caminhada marca dia de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em Boa Vista

O ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes’, celebrado nesta quarta-feira, 18 de maio, foi marcado por uma caminhada pelas principais ruas da área central da cidade. A passeata, que contou com a participação de alunos de escolas das redes pública e a comissão da rede intersetorial do município, alertou para a importância e necessidade de união da sociedade para o enfrentamento do problema nos dias atuais.

A ação foi promovida pela rede intersetorial de combate ao abuso, composta por agentes do Conselho Tutelar, CRAS, Conselho Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, Núcleo de Atenção Integral a Saúde Mental, Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, que juntas realizam um trabalho durante o ano inteiro para evitar casos e minimizar os riscos para crianças e adolescentes da cidade e zona rural.

Foram preparados cartazes, panfletos informativos, palavras de ordem e uma dramatização lúdica sobre violação do corpo infantil. As orientações precisam ser claras e diretas para que as crianças e adolescentes possuam informações necessárias para entenderem situações de ameaça de seus direitos.

O dia 18 de Maio

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Por: Junior Queiroz em 20 de maio de 2022

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.