Câmara de Gurjão aprova projetos que tornam a Filarmônica e equipe do Paraíba E.C como patrimônios públicos do município

A Câmara de Gurjão realizou na última sexta-feira (10), mais uma sessão ordinária. Na oportunidade, os parlamentares aprovaram projetos de autoria do Poder Executivo, como também projetos de lei de autoria do presidente da Casa, vereador Marcelo Farias, e de autoria do vereador Bento Borges.

O primeiro projeto colocado em votação pela mesa diretora, é de autoria do Poder Executivo, em que acrescenta ao quadro permanente de pessoal da Prefeitura, o cargo efetivo de veterinário com organização em carreira compreendido no grupo ocupacional de Saúde.

Segundo o projeto enviado pelo prefeito Zé Elias, será disponibilizado uma vaga para o cargo efetivo, com remuneração de R$ 1.600, e uma carga horária de 20 horas.

Os parlamentares, também aprovaram o projeto de lei n° 057/2022, de autoria do presidente da Câmara, vereador Marcelo Farias, em que fica reconhecida como entidade de utilidade pública e excepcional interesse cultural municipal, a Filarmônica Nossa Senhora do Rosário, que tem como finalidade contribuir para o aprimoramento cultural, participando ativamente das festas cívicas, religiosas, públicas, populares e outras solenidades.

Durante a sessão, os vereadores aprovaram, ainda, outro projeto de autoria do vereador Marcelo Farias, em que estabelece como entidade de utilidade pública e excepcional interesse, o Clube de Futebol Paraíba Esporte Clube de Gurjão.

Em seguida, os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade, um projeto de autoria do vereador Bento Borges, em que institui homenagem em forma de moção honrosa aos homens que marcaram a história do município de Gurjão.

Em sua explanação sobre como funcionará esta moção honrosa de reconhecimento, o parlamentar afirmou que a moção honrosa será conferida aos homens do município cujas ações em vida, tenha se destacado como história relevante, ou ainda, tenha se destacado publicamente e meritoriamente junto à sociedade gurjãoense na contribuição do desenvolvimento social, econômico, político da cidade de Gurjão.

Na ocasião, o vereador Ronaldo Gomes, apresentou o requerimento n° 021/2022, em que solicitou a construção de banheiros na quadra esportiva Olinto de Araújo Mateus, situada na comunidade rural do Riacho Salgado. A proposta foi aprovada pelos demais vereadores presentes na sessão.

O vereador Bento Borges, também apresentou um requerimento direcionado ao prefeito Zé Elias, para que se estude a viabilidade de tombamento de 10 (dez) casas antigas situadas no centro de Gurjão, por interesse histórico, cultural, e turístico, vindo a constituir como patrimônio material da cidade.

Durante o uso de sua fala no plenário, o parlamentar justificou o requerimento: “É uma iniciativa para que a gestão inicie ações no sentido de preservar ícones da cultura gurjãoense, bem como as origens da formação inicial da comunidade urbana,” concluiu.

Ao final da sessão, os parlamentares aprovaram uma moção de pesar pela partida do senhor Djalma Ramos de Oliveira, de autoria do vereador Marcelo Farias, e uma moção de pesar pela partida da senhora Maria das Graças Silva Lima, de autoria do verador José Edvan.

Paraíba Mix

Por: Junior Queiroz em 13 de junho de 2022

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.