Sumé alcança boa pontuação no resultado das avaliações do Integra Educação PB

O município de Sumé ficou bem avaliado nos resultados das provas do Programa Integra Educação PB, que foram aplicadas no mês de abril para os estudantes da rede municipal do 1° ao 5° ano, do ensino fundamental I.

Sumé alcançou a média geral de 70,74% na taxa de aprendizagem, considerada pela equipe de coordenação pedagógica do município e da 5ª gerência regional, uma excelente média, aproximando-se inclusive da média estadual que foi de 75%.

Foram aplicadas um total de 629 provas de Língua Portuguesa e de Matemática para verificar se as habilidades referentes ao ano anterior, ao que os estudantes estão matriculados, foram ou não consolidadas.

O secretário da Educação, Bonílson Timóteo, e toda equipe da coordenação pedagógica receberam com muita satisfação o resultado do município de Sumé. “Quando você leva em conta um ano de pandemia, em que as aulas presenciais tiveram que ser suspensas, adotando o ensino remoto, com diversos desafios que toda a equipe da Educação, professores, estudantes e pais de alunos tiveram que enfrentar para se adaptar, a gente vê como um resultado bastante positivo. Reconhecemos o esforço de todos que estão envolvidos nesse processo e vamos buscar novos meios de fazer mais e melhor pela educação pública da nossa rede, assegurando que todos os estudantes tenham os seus direitos de aprendizagem cumpridos”, declarou o secretário Bonílson.

O município de Sumé aplicou as avaliações diagnósticas de forma presencial adotando todas as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Vigilância Sanitária Municipal, em virtude da pandemia da Covid-19. Fato reconhecido pela 5ª Gerência Regional que também parabenizou a Prefeitura de Sumé pela organização nas aplicações das provas, proporcionando um ambiente seguro e agradável para os alunos que estavam sendo avaliados, muitos deles, inclusive nesse dia, tiveram pela primeira vez o contato pessoal com o (a) professor (a).

“O município obteve um excelente desempenho. O que nos deixa extremamente orgulhosos. O resultado analisado é fidedigno, uma vez que as avaliações foram aplicadas de forma presencial e acompanhado pelos professores. Essa média observada é resultado do esforço diário de cada professor, de cada coordenador pedagógico, de cada pai/responsável por acreditar na Educação e mesmo em meio a uma pandemia realizaram seu trabalho com amor e dedicação”, enfatizou a assessora regional do Programa na 5ª Gerência de Ensino, Hortência Dias.

O coordenador–geral do Integra Educação PB, Herbert Gomes, também parabenizou o município pelo desempenho no Programa. “Parabenizo Sumé, na figura do prefeito Éden Duarte e do secretário Bonílson, pela brilhante execução da ação no âmbito municipal. Mesmo em tempos de pandemia e de ensino remoto, o Governo da Paraíba, em parceria com o município de Sumé, investe em uma tecnologia que permite aos professores o acompanhamento da aquisição de cada habilidade essencial para o estudante. Estamos invertendo esse jogo e assegurando as metas de alfabetização de 100% dos alunos na idade certa, como prevê o Plano Estadual de Educação”, declarou Herbert.

De acordo com a formadora do Integra Educação no município, Claudia Galdino, com os dados obtidos através das avaliações, a equipe, juntamente com os professores, irão trabalhar diretamente nas dificuldades apresentadas por cada aluno, fator que, segundo ela, vai ser possível melhorar ainda mais o nível de aprendizado das crianças, para que no final do ano, eles sejam submetidos a uma nova avaliação para se ter outro diagnóstico e assim acompanhar de perto o processo de alfabetização de cada estudante.

Confira a média por unidade escolar:

UMEIEF João de Sousa – 87,79 %

UMEIEF Gonçala Rodrigues – 79,15 %

UMEIEF Manoel Inácio – 76,61 %

UMEIEF Zélia Braz – 75,90 %

UMEIEF José Bonifácio – 67,01 %

UMEIEF Maria Leite – 66,29 %

Total de provas aplicadas na rede municipal: 629

Ascom

Por: Junior Queiroz em 10 de julho de 2021

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *