Ministério alerta para golpe do falso agendamento de vacinação

O Ministério da Saúde divulgou uma nota, nessa quinta-feira (14), em que alerta para a circulação de um novo golpe financeiro envolvendo um anúncio de agendamento para vacinação. O Brasil está na expectativa para o início da imunização contra a Covid-19 e é importante ficar atento para não cair em falsas promessas de vacinação. O plano nacional está pronto e obedecerá a ordem de grupos prioritários, não dependendo de cadastro por meios eletrônicos.

“O Ministério da Saúde esclarece que não realiza agendamento para aplicação de nenhum tipo de vacina, e nem envia códigos para celular dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso receba solicitação de cadastro, não forneça seus dados e denuncie às autoridades competentes”, diz a nota. “O SUS é universal, gratuito e o acesso aos serviços de saúde estão disponíveis nos postos de saúde e salas de vacinação”, completa o Ministério da Saúde.

A única forma virtual de facilitar o processo de vacinação é baixando o aplicativo Conecte SUS Cidadão, disponível para sistemas Android e iOS, e gerando o QR Code para apresentar no momento da imunização. Quem não realizar o procedimento, nem já tiver sido cadastrado nas bases de dados do Ministério da Saúde, será registrado no momento do atendimento no posto de saúde, mediante apresentação do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde (CNS).

Portal Correio

Foto: Pixabay

Por: Junior Queiroz em 16 de janeiro de 2021

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *