Inmet alerta Paraíba e demais estados do Nordeste para risco de temporais com raios e ventania

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou os nove estados do Nordeste sob alerta de chuvas intensas. Foram emitidos avisos laranjas (perigo) e amarelos (perigo potencial). Conforme o Inmet, os estados devem ser atingidos por temporais em totalidade, com exceção da Bahia, onde são esperadas chuvas em três das sete mesorregiões.

Na Paraíba, há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos. Cada município pode registrar entre 20 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia. O temporal deve ser acompanhado por raios e ventos com intensidade entre 40 e 100 km/h.

Conforme a previsão, os eventos meteorológicas devem ser mais severos em parte do Agreste, na Borborema e no Sertão. Todos os municípios devem permanecer sob alerta até as 10h desta segunda-feira (28).

O Instituto Nacional de Meteorologia pede que a população de áreas afetadas não se abrigue debaixo de árvores durante o mau tempo, nem estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, recomendou o órgão.

Em casos de emergência, devem ser acionados a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Portal Correio

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp