Greve geral paralisará frotas e reunirá manifestantes em toda as regiões da Paraíba

A greve geral organizada para a próxima sexta-feira (28) deverá mobilizar, em João Pessoa, dezenas de categorias profissionais, incluindo motoristas de ônibus e metroviários. De acordo com Comando Estadual da greve, a previsão é que ônibus e trens não circulem durante todo o dia, contudo, a organização não descarta a possibilidade de parar apenas durante a mobilização, que acontecerá no Ponto de Cem Réis, a partir das 14h.

Gleyson Melo, que integra a coordenação da Frente Brasil Popular, explica que o Comando Estadual da greve está em negociação com os sindicatos e com os trabalhadores. “A princípio, os ônibus vão parar o dia todo, mas se houver uma avaliação do Comando de que à tarde vai passar a funcionar, isso só será avaliado no dia”, disse.

Ainda de acordo com Gleyson, é possível que os ônibus que circulam na Grande João Pessoa também paralisem suas atividades. “Estamos conversando com os sindicatos e com os próprios trabalhadores, porque se eles decidirem entrar, não vai ter ônibus”, completou.

De acordo com o Comando Estadual, a greve já tem o apoio de portuários, trabalhadores da construção civil, comerciários, bancários, frentistas de postos, professores e servidores da educação pública (nos três níveis) e particular. “Todas as categorias essenciais estão envolvidas nesse processo”, afirma Gleyson.

A greve geral deve acontecer em vários Estados e é organizada pelas principais centrais sindicais do país, a exemplo da CUT e da CTB, além das frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, que agregam entidades sindicais e organizações da sociedade civil, como movimento sem terra, pastorias sociais, movimento de mulheres, estudantil, negro, LGBT.

A previsão de público em João Pessoa é de aproximadamente 5 mil manifestantes. Também são aguardados eventos nas principais cidades do Estado, como Campina Grande Santa Rira, Bayeux, Cabedelo, Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira, Mamanguape, Sapé e Mari. A grave geral é uma resposta as propostas de reformas Trabalhista e da Previdência, que tramitam no Congresso Nacional.

 

com blog do gordinho

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp