A caprinocultura leiteira do Cariri e de toda a Paraíba obteve uma importante vitória em Brasília: o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social confirmou a retomada da cota de 35 litros de leite de cabra/dia por produtor no Programa do Leite. A medida, articulada com apoio decisivo do senador Veneziano Vital do Rêgo, deve ser publicada no Diário Oficial da União em até 30 dias.
O avanço fortalece a nutrição de famílias em situação de vulnerabilidade, assegura renda aos pequenos produtores, reduz o êxodo rural e valoriza a produção sustentável no Semiárido.
Na Paraíba, o programa é coordenado pela secretária de Desenvolvimento Humano, Pollyana Dutra, com execução de cooperativas e laticínios regionais como Capribom, Catoleite, Capribov, Nutrilê, entre outros. Representantes dessas entidades participaram da reunião em Brasília, defendendo a importância da cota ampliada.
Além de fortalecer a cadeia do leite de cabra, a decisão reconhece o valor social, econômico e cultural da produção, destacando ainda a defesa da valorização do leite de vaca feita por Rubens Remígio, da Capribom.
PARAÍBA MIX
Com Blog do Bruno Lira