
Os paraibanos vão às urnas neste domingo (15) para eleger os prefeitos e os vice-prefeitos de cada um dos 223 municípios do estado. Na oportunidade, serão escolhidos também os parlamentares que integrarão as câmaras municipais, num total de 2.209 vereadores que deverão ser eleitos.
São ao todo 2.932.047 eleitores aptos a votar. Mas, mesmo com o voto sendo obrigatório no país, nem todos desses vão às urnas. A média histórica indica que pelo menos 20% destes eleitores não deverão comparecer às seções eleitorais e precisarão justificar o voto. E, mesmo com medidas adicionais de segurança realizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, ainda não se sabe como a pandemia de coronavírus vai impactar no comparecimento.
Com relação à pandemia, aliás, entre as medidas adotadas pelo TSE é o de ampliar o período das eleições em uma hora, para evitar aglomeração. Assim, a votação começa às 7h e segue de forma ininterrupta até 17h. Mas o TSE pede que o período de 7h às 10h seja reservado prioritariamente para os eleitores que tenham mais de 60 anos. Na Paraíba, eles são 547.242 eleitores.
G1