Ação do Sebrae é uma estratégia de capacitação para que empreendedores de eventos aprimorem a oferta de produtos e serviços
A cidade de Camalaú, no Cariri da Paraíba, está se preparando para o carnaval com ações estratégicas voltadas à melhoria do atendimento ao público. Conhecida pelo tradicional “carnaval molhado”, o município tem como principal atrativo o balneário, localizado às margens do Rio Paraíba, que espera receber mais de 20 mil visitantes. Pensando em atender esse fluxo turístico, o Sebrae/PB realiza, nesta terça-feira (27), palestra “Atender com qualidade”, ministrada pelo turismólogo Ayron Kerlly para cerca de 30 empreendedores que atuarão durante o carnaval de 2026.
De acordo com o gerente interino da agência regional do Sebrae/PB em Monteiro, João Bosco da Silva, a iniciativa integra a estratégia da instituição de qualificar os empreendedores locais em períodos de maior movimentação econômica. “O Sebrae apoia os municípios que realizam eventos, especialmente por meio da capacitação para melhor receber visitantes e turistas. Não se trata apenas de apoiar o evento, mas de qualificar os empreendimentos, os empreendedores e suas equipes para oferecer um bom atendimento, seja no relacionamento interpessoal, na alimentação fora do lar, com atenção à segurança alimentar e à higienização”, destaca.
A capacitação foi bem recebida pelos mais de 30 empresários que ocupam o balneário em barracas, quiosques e até os vendedores ambulantes, que veem na ação uma oportunidade de se preparar com antecedência para o período festivo. Para o dono do Bar do André, André Feitosa, um dos quiosques do balneário, é importante se atualizar.
“Em 2024, eu consegui entra no programa Empreender para trabalhar com personalizados. Mas comprei esse barzinho há sete meses e até agora está dando certo. Trabalho com minha família. Nessa palestra de hoje, eu espero desenvolver alguma habilidade necessária para atender bem ao público. Como se comportar diante de uma situação com aqueles clientes exigentes, aprender como atraí-los através de uma propaganda, tudo isso”, enfatiza André.
Apoiar eventos com foco na qualificação da oferta turística e no fortalecimento do destino tem se mostrado uma estratégia eficaz no cariri. Segundo João Bosco, levar conhecimento aos empreendedores contribui para que eles apresentem melhor a cidade e ofereçam um atendimento de excelência. No caso do carnaval, a expectativa é de um impacto positivo na economia local, impulsionado especialmente pelo balneário, que recebe visitantes durante todo o dia.
Durante a palestra, serão abordados aspectos como atendimento ágil e eficiente, adequado ao ambiente de grande fluxo de pessoas. “É fundamental que os empreendedores se preparem para um maior volume de estoque e mantenham um padrão de qualidade no atendimento. Além disso, esse momento é uma oportunidade para divulgar outros atrativos da cidade, que vão além do balneário”, conclui João Bosco.
Camalaú também se destaca pela produção associada ao turismo, como o artesanato, a gastronomia local, as trilhas e as paisagens naturais, incluindo o pôr do sol, que se tornam ainda mais atrativos durante o período festivo.





