Duas alunas da rede municipal de ensino de Sumé foram medalha de bronze na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2015). Foram elas: Aline Soares Siqueira, do 6⁰ ano, da Escola José Bonifácio Barbosa, do Distrito de Pio X e Karen Luana da Silva Chagas, do 7⁰ ano, da Escola Gonçala Rodrigues de Freitas.
Além das alunas do Gonçala e do Pio X, mais quatro estudantes também foram premiados com medalhas de menção honrosa pela participação. Da Escola Agrotécnica foram: Mylene de Sousa Silva, Eduardo de Farias Almeida, Joice Daisyelle Bezerra Silva e da Escola Presidente Vargas o aluno Luan de Carvalho Araújo.
A Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz também teve o professor Djamilton da Silva Aquino como o professor do município homenageado pela OBMEP.
Cada escola classificada no ranking receberá um certificado de reconhecimento e participação e as medalhas serão entregues por região com data a ser definida pela organização da Olimpíada.
A prova da 1ª fase da OBMEP 2015 aconteceu no dia 2 de junho. Os alunos com melhor pontuação se classificaram para a 2ª fase, que aconteceu no dia 12 de setembro.
Com duração de três horas a prova da 2ª fase foi composta de seis questões discursivas, nas quais os alunos tiveram de expressar de forma clara os cálculos e raciocínio empregado.
Essa não é a primeira vez que a Educação de Sumé alcança bons resultados nas Olimpíadas de Matemática. Em 2013, o estudante Eduardo de Farias, também foi medalha de bronze na OBMEP e em 2009, o aluno José Vinicius de Oliveira recebeu medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia, ambos alunos da Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz.
Ascom/Andréa Duarte