Neste período das tradicionais festas de final de ano as vendas de fogos de artifícios aumentam e com elas, o perigo com as bombas. O Corpo de Bombeiros alerta a população, para que fiquem atentos tanto na compra quanto ao manusearem os fogos, pois é comum acidente envolvendo rojões e as famosas bombas, para evitar queimaduras graves ou debilitação física.
De acordo com o Corporação é muito comum acidentes de pessoas com fogos, sendo quem administra o produto ou de pessoas que estão próximo aos locais onde eles são soltados. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros muitos casos não chegam até o conhecimento da brigada, pois as pessoas que sofrem acidentes envolvendo explosivos são socorridas por familiares e amigos e encaminhados direto para hospitais.
Entre as recomendações estão nunca deixar o produto com crianças e procurar um local aberto longe de residências e pessoas.
No caso das bombas, o ideal é colocar no chão sem pedras ou pedregulhos, pois os estilhaços podem acertar pessoas próximas, nunca ascender diretamente na caixa de fósforo, ou colocar dentro de embalagens plásticas ou de vidros.
A fiscalização por parte dos órgãos de segurança também é importante para que a compra seja feita em locais onde o produto possua autorização para comercialização.
Os órgãos responsáveis em fiscalizar o material que é explosivo são o Exército [fabricação, transporte e importação], a Polícia Civil quando há irregularidade e o Corpo de Bombeiros na questão da segurança.
Cada tipo de produto pirotécnico tem uma classificação, de acordo com o seu poder de explosão ou queima, estipulada por norma do Ministério do Exército:
Classe A (Infantil ) – Podem ser vendidos a menores e sua queima é livre (recomendável assistência de adultos).
Classe B (Juvenil) – Podem ser vendidos a menores, mas a sua queima é proibida em terraços, portas ou janelas que tenham proximidade com vias públicas (também sob a assistência de adultos).
Classe C (Adulto) – Venda proibida a menores de 18 anos.
Classe D (Profissionais) – Venda proibida a menores de 18 anos em qualquer hipótese. Só pode ser queimado com licença prévia da autoridade competente.
Paraíba Mix
Com Paulo Cosme