Bombeamento de água é iniciado em Campina e outras oito cidades

A estação de tratamento de água que abastece Campina Grande e outras oito cidades da Paraíba voltou a funcionar neste sábado (23). De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a previsão é de que até a próxima terça-feira (24) o abastecimento será normalizado. A suspensão aconteceu após uma pane no sistema elétrico da Estação de Tratamento de Gravatá, em Queimadas.

A conclusão da instalação das novas bombas na estação aconteceu por volta das 5h da manhã e, segundo o gerente regional da Cagepa em Campina Grande, Ronaldo Meneses, o processo está seguindo o cronograma anunciado na sexta-feira (22) pelo governador João Azevêdo. “O sistema foi restabelecido, mas temos que encher todos os reservatórios da cidade. Isso levará tempo. É a reorganização operacional” disse.

Ainda de acordo com Ronaldo, as tubulações estão quase todas vazias e de forma gradativa a água vai chegando. Segundo ele, a Cagepa está intensificando a atenção nas tubulações, a fim de evitar possíveis vazamentos causados pela pressão da água.

Desde a pane, a cidade de Campina Grande foi dividida em duas áreas e a distribuição da água aconteceu em forma de rodízio. Por causa das condições topográficas, muitas ruas e comunidades ficaram sem abastecimento e a companhia teve que contratar carros-pipa para levar água até os moradores. Foi aberta uma sindicância e a Polícia Civil investiga o caso, para saber o que teria provocado a pane.

O abastecimento seria retomado na última sexta-feira (24), depois a Cagepa anunciou que seria até este domingo (24) e, agora, tudo deve ser normalizado até a madrugada da terça-feira (26).

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp