
O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) bateu alguns recordes e confirmou ‘tradições’ ao ser derrotado nas urnas das Eleições 2022.
Jair Bolsonaro, ao perder para Lula (PT), entrou para a história ao se tornar o primeiro presidente do Brasil a não conseguir a reeleição no cargo desde a redemocratização do país.
Bolsonaro, ao decidir se isolar nos aposentos presidenciais, após a derrota, e não atender nem mesmo os seus auxiliares mais próximos se tornou o primeiro candidato a não se pronunciar no mesmo dia do resultado final de uma eleição no Brasil.
A decisão de isolamento também fez com que Bolsonaro fosse o primeiro candidato a não cumprimentar o adversário pela vitória conquistada.
Já em se tratando de ‘tradições’, o resultado das urnas confirmou, mais uma vez, que desde a redemocratização, todos os pleitos presidenciais que avançaram para um segundo turno tiveram como vencedor o candidato que recebeu mais votos no primeiro turno que, neste ano, foi o candidato Lula. Ou seja, nenhum candidato a presidente da República que perdeu num primeiro turno conseguiu virar os votos e se sagrar vencedor num segundo turno, que foi o caso de Bolsonaro.
Desde que a Democracia, houve segundo turno nas eleições para presidente e vice-presidente da República nos anos de 1989, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Já nas eleições de 1994 e 1998, o pleito foi decidido no primeiro turno.
Portal da Capital