Avicultores do Sul e Sudeste conhecem projeto de criação de galinhas caipira do CDSA

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),recebeu no último dia 22 de novembro, um grupo de avicultores para uma missão técnica com o objetivo de conhecer a avicultura caipira na Paraíba, especialmente, as práticas exercidas no CDSA por meio do projeto de criação de galinhas caipira.

Produtores rurais do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro, de São Paulo e alguns produtores locais conheceram a experiência do CDSA visando compartilhar a prática de produzir frango caipira no Semiárido.

Os visitantes foram recebidos pelo diretor do CDSA, professor José Vanderlan Leite de Oliveira e pelo professor Tiago Araujo (responsável pelo projeto de criação de galinhas caipira no CDSA). O grupo teve como integrantes Marcelo Both (vice-prefeito do município de Santo Augusto-RS), Miwa Yamamoto Miragliotta (Diretora Técnico-Científica da Associação Brasileira da Avicultura Alternativa), Vicente de Assis Ferreira (Conselheiro Fiscal Suplente da Associação Brasileira da Avicultura Alternativa), Israel Felipe(Granja Frango Feliz) e Airton Soares da Silva (representante da Associação Sumeense de Avicultura).

De acordo como professor do CDSA, Tiago Araujo, a unidade produtiva instalada no Campus Sumé é tida como referência para o Cariri, pois trabalha dentro do que preconiza as regras, normas e leis da avicultura caipira do Brasil, que são regidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

“Dentre tudo o que foi discutido, tivemos a oportunidade de mostrar o CDSA para os visitantes, além dessa experiência que temos vivido com a avicultura caipira, mas a Miwa Yamamoto, falou sobre os novos rumos e tendências para 2018 na avicultura alternativa no Brasil”, destacou o professor Tiago.

O próximo passo após este encontro será conscientizar os produtores locais com quem trabalhamos aqui em Sumé para se adequarem às novas regras, leis e normativas que regem a avicultura alternativa para o ano de 2018, ou seja, para buscar de fato um produto de qualidade e de excelência e para isso precisamos trabalhar dentro das regras, para produção de carne ou produção de ovo caipira”, disse Araujo.

Paraíba Mix

 Com Rosenato Barreto – Assimp CDSA/UFCG

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp