O atraso na construção de obras de educação na Paraíba tem prejudicado os moradores de vários municípios. Em muitos casos, as construções ficam paradas e, com o tempo, parte do que foi construído acaba se destruindo. Muitas vezes, além do dinheiro que já foi gasto, vai ser necessário gastar ainda mais do dinheiro público para reformar um prédio que nem chegou a ser inaugurado.
No município de Serra Branca, no Cariri do estado a creche, orçada em pouco mais de R$ 1,3 milhões deveria ter sido construída até janeiro de 2013, no bairro dos Pereiros. A obra ficou quase concluída, ainda tem materiais de construção no local, mas a prefeitura diz que o Governo Federal demorou para pagar parte do serviço e a construtora abandonou a obra. A prefeitura entrou com uma ação para desbloquear a verba e terminar a construção.
O Ministério da Educação informou que a obra está com percentual avançado de execução, com 96% do projeto concluído. Todo o projeto foi repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o último repasse sendo realizado em janeiro de 2013. O órgão afirma ainda que não foi informada uma justificativa para a não conclusão da obra, e que atualmente existe um saldo de R$ 111.961,08 na conta bancária relativa à obra.
Enquanto a creche não fica pronta, a população é quem reclama da demora.“Na época em que a obra era pra ficar pronta, eu acreditei que meu filho ia estudar lá. Fiquei feliz porque ia ter uma creche perto de casa, mas daí a obra parou, os anos passaram e eu tive que levar meu filho, que agora tem seis anos, para uma outra escola, perdendo cerca de meia hora todo dia para deixar e buscar ele no colégio. É lamentável, “ diz a dona de casa Francisca Guilhermina.
Paraíba Mix com G1