A Paraíba registrou uma queda de 38% no número de assassinatos de mulheres nos primeiros três meses deste ano em relação ao mesmo período de 2021. Segundo dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística do Governo do Estado, foram registrados 13 assassinatos de mulheres no estado, sendo que 4 deles foram classificados como feminicídios.
Embora os números ainda sejam alarmantes, a redução é um sinal positivo de que as políticas públicas de prevenção e combate à violência contra a mulher estão surtindo efeito na Paraíba. A Lei nº 13.104/2015, que coloca o feminicídio como um crime hediondo e qualificado, é uma das medidas importantes adotadas para punir os agressores e proteger as mulheres.
Os dados mostram que, além dos 4 feminicídios, 9 mortes de mulheres foram classificadas como homicídios dolosos, ou seja, sem relação com o gênero, e tratadas como Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
No entanto, é positivo notar que não houve registro de morte de mulheres em março. Além disso, em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de feminicídios permaneceu estável, enquanto o de homicídios contra mulheres aumentou em apenas 1 caso. No total de mortes de mulheres, o número se manteve igual.
Paraíba Já