O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB) recebeu, nesta quarta-feira (7), uma reafirmação direta do apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à sua reeleição ao Senado Federal, em um gesto político que reforça o alinhamento entre o Palácio do Planalto e o presidente estadual do MDB na Paraíba.
Antes do Ato pela Democracia, que marcou os três anos da invasão às sedes dos Três Poderes, Veneziano esteve com Lula em reunião reservada, quando trataram do cenário eleitoral para 2026 no estado. De acordo com relatos de aliados, o presidente foi enfático ao destacar a importância da permanência do senador no Congresso, por entender que a sua recondução ao Senado será benéfica para o estado da Paraíba, considerando tudo o que Veneziano tem feito pelos paraibanos. “Você é o nosso senador na Paraíba”, afirmou Lula, ao reafirmar o apoio ao projeto de reeleição.
Na sequência, Veneziano participou da cerimônia oficial que relembrou os ataques de 8 de Janeiro de 2023. Em declaração no evento, o senador destacou o caráter simbólico da data e a resistência institucional diante da tentativa de ruptura democrática. “O Brasil mostrou que não abre mão da democracia e do regime democrático”, afirmou. “Um momento simbólico em que também renovei meu agradecimento pelo gesto de confiança e pelo apoio ao nosso projeto de reeleição”, complementou.
A manifestação pública de apoio ocorre um dia após o comentarista político Pedro Venceslau, da CNN Brasil, avaliar que Lula e o PT já definiram apoio à chapa governista na Paraíba, com Lucas Ribeiro (PP) como pré-candidato ao Governo do Estado e João Azevêdo (PSB) e o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos) como nomes consolidados para o Senado.
A movimentação segue uma lógica já conhecida nos bastidores, uma vez que Veneziano mantém alinhamento direto com o presidente Lula e atua na articulação para garantir o apoio do PT à chapa majoritária encabeçada pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB).
A análise feita pela CNN reforça que esses gestos não são isolados, mas integram uma estratégia nacional do Palácio do Planalto para preservar a unidade do campo da esquerda nos estados, especialmente em regiões consideradas estratégicas, como a Paraíba.
Com a reafirmação do apoio presidencial e um cenário nacional favorável, Veneziano amplia seu espaço com o Governo Federal e se consolida como peça-chave na engenharia política que começa a se desenhar para as eleições em outubro de 2026.
Com Fonte83





