A Crise de Segurança Pública no Ceará e o poder do crime organizado no Brasil, por Marcondes Pinto

O ano de 2019 começou com violentos ataques do crime organizado no estado do Ceará.

Ataques à instituições comerciais, coletivos urbanos, e até a viadutos, tentando inviabilizar o tráfego e a mobilidade do grande centro Cearense.

Essa onda de ataques obviamente não é um problema apenas do Ceará. A Crise de Segurança Pública é um grave problema a ser enfrentado no país.

Problema que passa não apenas pela régua da repressão policial, mas se faz necessário investir em inteligência policial e combate ao tráfico de drogas e armas, estancando em seu nascedouro(as fronteiras brasileiras) a fonte de alimentação deste perverso ciclo de violência.

Não é claramente uma tarefa fácil, combater o crime organizado requer acima de tudo adotar uma agenda que passe um pente fino em seus tentáculos dentro dos organismos de poder institucionalizados. O poder econômico vindo da venda de entorpecentes e do comércio ilegal de armas é muito forte, e serve para corromper políticos, agentes do estado, órgãos de fiscalização e autoridades diversas.

A política criminal do Ministro da Justiça do Brasil em relação ao colapso de Segurança Pública no estado do Ceará, enviando tropas e reforços militares é importante, mas se trata apenas de ação repressiva, tem efeito temporário, é imperativo encarar a questão com mais concretude e atingir o núcleo de toda problemática.

Do contrário, a máxima “Bandido bom é bandido morto” continuará sendo reflexo de um país que trata a segurança pública com golpes de frase feita e com retórica política que tem o claro objetivo de desviar a atenção dos mais desavisados da população para o que realmente importa – Combater o crime, sobretudo os altos escalões do sistema criminal organizado é não só uma ousadia urgente, mas um ato de firmeza institucional. Terão coragem para tal? Há estrutura estatal para missão tão complexa? Indagações que requerem reflexão!

Marcondes Pinto é advogado, Procurador-Geral do município de Barra de São Miguel-Pb, ex-presidente da Comissão de Direito Penal da OAB Caruaru no estado de Pernambuco e militante político.

Paraíba Mix

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp