
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Serra Branca realizou um trabalho preventivo de análise de áreas que apresentam risco de alagamento na município.
O Secretário Talles Macêdo divulgou os resultados da pesquisa e foram constatados importantes pontos que a população necessita ser informada para tomar os devidos cuidados.
De acordo com a análise, o município tem um grande sistema de drenagem natural que se inicia na região das Serras e percorre até a zona urbana desaguando no rio Porção.
O fluxo de vazão da água tem sido controlado por barragem em seu trajeto, mas deve-se ter atenção.
A análise de risco realizada pela equipe técnica da secretaria, durante o período chuvoso na região, foi motivada por eventos pluviométricos atípicos e baseada em vistoriar a barragem mais sensível para a zona urbana, avaliando as residências que estejam em proximidade de alerta e em baixo nível em relação ao leito do rio Porção.
Foi feito uma vistoria na barragem de Anchieta Gaião não foi encontrado nenhum problema estrutural. Entretanto, foram constatadas mais de 50 construções em área com potencial risco de alagamento.
Talles divulgou a pesquisa em suas redes sociais e afirmou “Por mais que nos últimos anos não tenham ocorrido eventos de alagamento mais sérios, é importante entendermos que eventos excepcionais serão ainda mais comuns devido as mudanças climáticas. Diante disto, caso ocorra algum evento atípico, é importante que a população esteja informada para que tenhamos o menor dano material possível e vidas sejam preservadas. Nosso papel é de precaução e informação”.






