Vereadora do Congo promove dia de campo para fortalecer cultivo da pitaya no município

O cultivo da Pitaya: Na divisa entre o Congo e Sumé o agricultor Damião Alves cultiva uma planta muito parecida com o mandacaru e pode se tornar uma opção de renda para os produtores rurais do Cariri.

Se no restante do Brasil o cultivo da Pitaya é pouco explorado imagina no Cariri Paraibano?
Mas esse é um desafio que Damião Alves pretende vencer. Já tem mais de 03 anos que ele planta a Pitaya na nossa região. “A pitaya é uma planta que se adaptou muito fácil aqui na nossa região. Ela é um tipo de cacto. Eu quero que o cultivo dela se expanda e que essa fruta, tão saborosa, seja mais acessível à população. Ela faz bem pra saúde e dá fazer bastante coisas. São inúmeras receitas”.

A vereadora Maria da Conceição, mais conhecida como Ceiça, foi quem organizou um dia de campo com no sítio do agricultor Damião para que as pessoas tomassem conhecimento do cultivo dessa planta no Cariri Paraibano, “um dos meus objetivos é esse, fortalecer os pequenos agricultores. Tornar o trabalho deles conhecidos e assim eles podem ter um outro tipo de renda.”

Uma das pessoas que esteve presente no dia de campo era o prefeito do Congo Dr Romualdo. “Estamos sempre buscando alternativas para o pequeno agricultor que tenha mercado e que seja viável aqui na nossa região. Esse jovem plantou pitaya há 03 anos e hoje comercializa tanto as frutas quantos as mudas e vende, hoje em dia, até pra outros estados. Essa visita aqui é muito importante porque conseguimos trazer o pessoal da EMPAER e secretários de agricultura de outros municípios pra conhecer esse plantio”.

Alexandre Batista da EMPAER, afirma que “além do cultivo da Pitaya ser relativamente fácil ela pode trazer uma nova fonte de renda para os agricultores da região”.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp