
O Governo da Paraíba anunciou o lançamento do “Desafio Celso Furtado: Os ares do mundo – Escola, Criatividade e Desenvolvimento Regional”, nesta sexta-feira (24). O edital deve ser publicado no sábado (25) e visa estimular projetos de desenvolvimento regional sustentável para questões locais com os alunos do ensino médio e EJA da rede estadual de ensino. Estudantes e professores que forem premiados receberão uma bolsa de iniciação científica por 12 meses.
As bolsas serão implementadas em cooperação com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq/PB), no valor de R$ 400 para estudantes e R$ 600 para professores orientadores.
As inscrições podem ser feitas a partir de 3 de agosto, no portal Paraíba Educa. Poderão se inscrever mais de uma equipe da mesma escola, desde que não tenham participantes em mais de uma equipe, seja de estudantes ou de professores. Cada equipe deverá ser composta de até seis estudantes e até dois professores.
A participação está restrita às equipes vinculadas às escolas de ensino médio de todas as modalidades de ensino da rede estadual de ensino da Paraíba, sendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) restrita aos ciclos V e VI.
O projeto tem como objetivo aproximar os estudantes matriculados na rede estadual com a vida e obra do paraibano Celso Furtado, um dos grandes intelectuais brasileiros do século XX.
G1