São José dos Cordeiros triplica gastos com saúde

12659683_913755095398879_1916720703_n

 

A realidade vivida hoje pela população de São José dos Cordeiros é visivelmente melhor em todas as áreas se compararmos o município há sete anos. Entretanto, essa mudança pode ser também provada pelos números, especialmente se o assunto for à saúde dos cordeirenses.

Levantamento feito pela Secretaria de Saúde de São José dos Cordeiros aponta a evolução dos investimentos feitos pela Prefeitura numa das áreas mais vitais da gestão: a saúde. Em 2008, o município investia no setor uma quantia referente a 15,94% de sua receita líquida. Ao longo dos últimos sete anos, a gestão do prefeito Fernando Queiroz aumentou gradativamente esse investimento e já chegou a destinar 22,81% para as saúde em 2012, quando o percentual exigido pela Constituição é de 15%. Em 2015, o município investiu 22,69%.

Segundo o prefeito Fernando Queiroz, sua gestão é feita com planejamento e por isso consegue ser eficaz, mesmo com a crise que só se acentuou nos últimos sete anos. “Veja, quando assumi a Prefeitura de São José dos Cordeiros, o Brasil vivia um tempo de estabilidade e crescimento econômico. Com o passar dos anos, a fartura foi dando lugar à escassez, principalmente de recursos, mas seguimos no caminho inverso. Continuamos a aumentar o investimento em saúde, pois entendemos que para além das obras que são importantes para o crescimento do município, a população precisa de serviços básicos de qualidade, especialmente na saúde e na educação”, pontuou.

12659582_913754982065557_703905280_nUm dado bastante curioso e que demonstra isso é o gasto do município em saúde por habitante. Em 2008, primeiro ano da gestão do prefeito Fernando Queiroz, o município investia R$ 295,18 por habitante nos cuidados com a saúde, em 2014, esse investimento saltou para R$ 699,91, quase o triplo do gasto no início do primeiro mandato de Fernando.

São José dos Cordeiros é consorciado ainda ao CISCO (Consórcio Intermunicipal de Saúde). Junto ao órgão, no ano passado, o município realizou 2.990 procedimentos, beneficiando centenas de pessoas que precisaram de atendimentos especializados. A Prefeitura de São José dos Cordeiros está em dia com o CISCO e paga religiosamente na data a contrapartida para o consórcio. O município ainda aderiu ao programa de implantes dentários realizado em parceria com o Centro de Especialidade Odontológico (CEO) em Sumé, beneficiando no ano passado 87 cordeirenses.

Outra ação realizada pela gestão do prefeito Fernando Queiroz que foi ampliada e otimizada foi a disponibilidade de transportes para pacientes que precisam se deslocar a outras cidades para atendimento médico. O município adquiriu carros novos e confortáveis para fazer esse transporte e oferece diariamente transporte para Campina Grande, João Pessoa, Sumé, Serra Branca, Taperoá e Monteiro, a fim de atender os munícipes que precisam de outros centros médicos. A Secretaria de Saúde ainda disponibiliza exames laboratoriais em clínicas particulares para pacientes que necessitam do serviço.

“Os resultados da saúde de São José dos Cordeiros são visíveis e numericamente podem ser explicados, mas a eficácia dos serviços prestados se dá pelo engajamento e profissionalismo da equipe que faz a Secretaria de Saúde do Município, pois sem eles seria impossível termos os serviços que temos com qualidade e resolutividade. 2016 se apresenta como um ano de intensos e grandes obstáculos a serem vencidos, porém a gestão municipal continuará com o compromisso com cada cidadão e cidadã de São José dos Cordeiros em oferecer serviços públicos e de qualidade”, destacou Sérgio Cordeiros, técnico da saúde do município.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp