
O baixo volume de água do açude do município de Boa Vista, que fica localizado às margens da BR–412, no Cariri da Paraíba, vem provocando a morte vários peixes e deixando um forte mau cheiro circulando em algumas localidades da cidade.
O manancial que fica localizado no perímetro urbano vem deixando a população incomodada pelo forte odor, ocasionado pela morte dos peixes.
O açude que é particular vem sofrendo pela eminente retirada de água através de carros-pipa, que são usados no comércio e o abastecimento de empresas e granjas da cidade.
Em contato com a nossa reportagem, a moradora Evania Garcia, disse que após o açude ter secado a rotina do bairro mudou. “O mal cheiro tem tomado de conta de tudo, a fedentina está muito grande e invadindo as casas da localidade. Queremos que a prefeitura tome as providências e a vigilância sanitária entre em ação e resolva, porque não tem quem aguente e nossas casas estão ficando podres”, protestou.
PREFEITURA DE BOA VISTA EMITE NOTA OFICIAL
Devido aos transtornos causados com a mortandade de peixes no açude particular localizado às margens da BR-412 em Boa Vista, a administração municipal precisará intervir após acordo com os proprietários das terras onde o mesmo está localizado.
É importante esclarecer porém, que o referido açude é particular, localizado em uma junção de propriedades particulares e pipeiros autônomos se utilizam da água para comercializar às empresas e granjas localizadas no município, o fazendo descontroladamente. Com a estiagem prolongada o açude não recebe água há bastante tempo e o pouco de água servia para a criação de peixes, porém com a retirada desenfreada de água o pouco que restou ocasionou a mortandade de peixes e o mal cheiro se espalhou por grande parte da área central de Boa Vista, causando muito incômodo para todos.
Nos sensibilizados com a situação, e após contato com os proprietários do açude, resolvemos intervir em busca de uma solução.
Já foram mobilizadas as empresas que prestam serviço ao município para que, com equipamentos específicos e maquinário do município, realizem o esgotamento do restante da água e da lama, assim como a retirada dos dejetos decorrente dos animais mortos. Realizaremos a partir da tarde deste sábado (dia 4) os serviços, unindo esforços para que consigamos solucionar, ou ao menos amenizar os incômodos causados o mais rapidamente possível.
A gestão municipal está vigilante, trabalhando e proporcionando bem-estar a todos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA VISTA
Gestão: André Luiz Gomes de Araújo
Paraíba Mix
com De Olho no Cariri