Canais da transposição têm esgoto e placas soltas em Monteiro

Os canais da transposição do Rio São Francisco, no trecho que fica entre Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba, estão apresentando problemas, já verificados pelo Ministério Público Federal (MPF). Além de placas soltas no local das obras, o órgão também encontrou esgoto sendo despejado diretamente no canal da cidade paraibana.

Em 8 de março de 2017, a água da transposição do Rio São Francisco chegou a Monteiro. Já no dia 14 de março deste ano, o Ministério da Integração confirmou a necessidade de suspensão temporária da transposição do Eixo Leste do Rio São Francisco para a Paraíba, já retomadas.

Na cidade paraibana o problema tem sido o esgoto escorrendo direto para o canal da transposição. Os ministérios públicos Federal e Estadual cobram a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta entre a prefeitura e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), para manter as estações elevatórios funcionamento normalmente.

De acordo com o MPF, por meio da Procuradoria da República em Monteiro, o esgotamento sanitário da cidade é uma condicionante imposta pelas licenças de instalação e prévias previstas no Projeto de Integração do São Francisco (PISF).

Na última sexta-feira (18), o MPF solicitou ao Ministério da Integração Nacional que o órgão se manifestasse acerca do problema, tendo em vista que o ministério é o empreendedor da obra do PISF perante o Ibama, responsável pelo cumprimento das condicionantes ambientais e sociais.

Paraíba Mix

com G1

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp