Sem hospital há dois anos, população de São João do Cariri enfrenta dificuldades na saúde

A cidade de São João do Cariri localizada na região do Cariri paraibano é uma das mais antigas do estado com seus 348 anos de existência, dita como: Cidade Mãe do Cariri paraibano, contudo, historicamente enfrenta dificuldades para ter acesso a uma saúde de qualidade.

As dificuldades começaram a aumentar quando no ano de 2015 a principal unidade de saúde, a fundação Hospitalar Vandilo Brito (foto acima) veio a ser fechada. Os motivos do fechamento até hoje são questionados pela população e com isso o Portal Paraíba Mix procurou conversar com algumas autoridades sobre o assunto com o objetivo de fomentar uma discussão sobre a saúde na cidade.

O ex-prefeito Beto Medeiros, filho do ex-deputado estadual Pedro Medeiros, tinha grande ligação com o hospital por ter feito parte da direção dele por alguns anos. Ele explicou que a fundação foi criada por uma associação na época do prefeito José Gomes Ferreira juntamente com o Deputado Pedro Medeiros e o Governador Tarcísio de Miranda Buriti.

A fundação foi mantida pela prefeitura e pela a associação por cerca de 5 anos até quando havia recursos. Segundo Beto os recursos que conseguiam vinham do governo Federal, que repassava para o Estado e logo depois encaminhado para a fundação, e a quantia recebida dependia do número de internamentos. O SUS também dava sua contribuição.

Beto acusou o Governo do Estado de não repassar mais recursos para a fundação fazendo com que a casa de saúde fechasse. “Até hoje eu tenho essa interrogação, porque o hospital fechou? Porque o Governador atual Ricardo Coutinho fechou a fundação de São João do Cariri?”, indagou ele lembrando que a cidade não tem condições financeiras de reabrir como hospital um dia, justamente por falta de recursos que foram cortados, mas que acredita na promessa de um dia reabri-lo como Unidade Mista de Saúde.

Nossa reportagem também conversou com o vereador Francisco Junior sobre o tema que constatou a versão dada anteriormente pelo ex-prefeito Beto Medeiros, porém indagou que o erro iniciou 1996 quando o prefeito de São João do Cariri da época, o senhor José Gomes Ferreira, conhecido como Josete enviou um projeto para a câmara doando o hospital a fundação. E durante 19 anos funcionou desta forma. Então por meados de 2015 o governo do estado cortou a verba que vinha para a fundação, deixando a mesma sem condições financeiras de manter o hospital funcionando, e com isso veio o fechamento. Ele relata também que tem esperanças de uma futura reabertura do hospital, não como hospital, mas sim como uma Unidade Mista de Saúde, já que o prédio já voltou para a prefeitura, e o Deputado Federal Luíz Couto apresentou uma emenda no valor de 250 mil reais para compra de equipamentos para a saúde, e esse recurso já foi feito processo de aquisição e em breve estará na cidade. Ele lembrou ainda que o deputado Federal Efraim Filho também liberou 150 mil reais, totalizando 400 mil reais para a saúde de São João do Cariri.

“Saúde é tudo, e a saúde de São João do Cariri nós não podemos ser hipócritas em deixar de falar, deixar de expressar, de reconhecer que a saúde precisa melhorar, todos os setores do atual governo precisa melhorar… E a saúde realmente precisa não só em São João do Cariri, mas em todo cariri, em todo estado.” Finalizou o vereador que se comprometeu a nossa reportagem em continuar com as cobranças em busca de melhorias.

Após o fechamento da Fundação a população da cidade passou a depender ainda mais dos serviços de saúde da vizinha cidade de Serra Branca. A partir daí veio uma nova esperança para melhorar a saúde da cidade através do anúncio de uma policlínica para São João do Cariri.

O vereador Francisco Júnior, falando na saúde geral da cidade citou sobre obra da policlínica também muito questionada na cidade por ter passado algum tempo parada. Segundo ele a câmara dos vereadores vem fazendo diversas cobranças aos governos municipal e estadual sobre esta obra que teve início em 2015 e foi parada por falta de recursos. Em fevereiro de 2015 foi feito um repasse da metade dos recursos, deixando 240 mil reais faltante para finalização da obra, e agora em 2017 veio uma parcela de 80 mil reais e as obras foram retomadas, mas o governo municipal só pode realmente concluir quando as três parcelas forem pagas. Segundo o vereador a secretaria de interiorização fez o acordo de dividir o valor de 240 mil em três parcelas e afirma que em breve a cidade receberá os tão sonhados serviços da policlínica.

O ex-funcionário do hospital e atual vereador da cidade Marcos Wender relatou que acha pouco provável que o hospital reabra com funcionalidades de um hospital, porém como uma Unidade Mista pode vir a reabrir sim. “Visto que seria de grande regalia, vendo que em nossa cidade depois do fechamento da fundação, o atendimento básico após as 15hrs não existe. Recorremos sempre aos municípios vizinhos, Serra Branca e Gurjão, o qual eu trabalho e que vem atendendo vários usuários de São João do Cariri”, disse ele.

A reportagem do Paraíba Mix também procurou a atual secretária de saúde da cidade, Edna Brito, para melhores esclarecimentos nos assuntos pautados. A mesma tira todas as expectativas de uma possível reabertura do Hospital como Unidade Mista de Saúde, frisa em sua fala a falta de recursos municipais, e esclarece que o dinheiro que foi liberado pelos deputados Federais ainda está em processo de homologação, com isso os equipamentos não foram comprados ainda. Ela relatou também que estão pretendendo uma reforma no posto médico para melhorias nos atendimentos, frisando que o posto médico é apenas voltado para a saúde básica e atendimentos de urgência ou hospitalares e que para internação é necessário realizar encaminhamento para Serra Branca. Ela diz que pela saúde da cidade ter esse ligamento ao hospital de Serra Branca o Governo Estadual não liberará verba para reabrir em São João do Cariri.

“A Unidade Mista de saúde é um sonho, não vou deixar esse sonho morrer não, quando as coisas melhorarem quem sabe, mas eu não posso abrir uma Unidade Mista hoje botar uma escala de médicos, porque não adianta abrir uma unidade sem o médico, então à gente teria somente um posto de saúde, é a mesma coisa, então eu não posso dizer que vou abrir hoje e daqui a quinze dias fechar porque não posso arcar com as despesas, mas é um sonho.” Finalizou a secretária.

Sendo uma das cidades mais importantes para a região do Cariri Paraibano, São João do Cariri continua convivendo com um grande déficit na saúde e as autoridades do município ainda não conseguiram de forma conjunta afinar um discurso único sobre quais seriam as principais prioridades para a população da cidade ter acesso a um sistema de saúde mais amplo e que atenda a toda população de forma satisfatória.

Especial – Os desafios da Saúde em São João do Cariri
Fabiana Brito – Paraíba Mix

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp