O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta segunda-feira (9), os alertas de chuvas intensas para a Paraíba. Um alerta amarelo está em vigor para todas as cidades do estado, enquanto um alerta laranja atinge 57 municípios. Os avisos seguem válidos até as 23h59 da terça-feira (10).
Segundo o Inmet, o alerta amarelo de perigo potencial vale para todos os municípios paraibanos. As chuvas podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou chegar a 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, que podem atingir até 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Já o alerta laranja, com aviso de acumulado de chuvas, iniciado às 9h13 desta segunda-feira (9), prevê chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulados de 50 a 100 milímetros por dia, em 57 cidades. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com áreas suscetíveis.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em João Pessoa foram registrados 17,16 mm no último domingo (8), de acordo com a média dos 5 pluviômetros da cidade (maiores registros no Cristo – 24,6 mm – e no Grotão – 22,4 mm).
Em Campina Grande foram registrados 22,8 mm de chuvas no último domingo (8), de acordo com a média dos 6 pluviômetros da cidade (maiores registros no Jardim Paulistano – 42,6 mm – e Cruzeiro – 41,8 mm), também segundo dados do Cemaden.
Segundo a Defesa Civil de Campina Grande, o município possui cerca de 60 pontos de alagamento. Durante a chuva registrada neste domingo, áreas como ruas do Distrito dos Mecânicos, no bairro do Tambor, além da Avenida Almirante Barroso e do Jardim Verdejante, foram atingidas por alagamentos. O Canal das Piabas apresentou aumento significativo do volume de água, parte do qual escoou em direção ao Açude Velho, elevando o nível do reservatório até atingir o sangradouro.
O órgão orienta que a população:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e de descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de instabilidade;
- Em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
Cidades paraibanas sob alerta laranja
- Água Branca
- Aguiar
- Aparecida
- Bernardino Batista
- Boa Ventura
- Bom Jesus
- Bom Sucesso
- Bonito de Santa Fé
- Brejo dos Santos
- Cachoeira dos Índios
- Cajazeiras
- Cajazeirinhas
- Carrapateira
- Conceição
- Coremas
- Curral Velho
- Diamante
- Emas
- Ibiara
- Igaracy
- Imaculada
- Itaporanga
- Jericó
- Joca Claudino
- Juru
- Lagoa
- Lastro
- Manaíra
- Marizópolis
- Monte Horebe
- Nazarezinho
- Nova Olinda
- Olho d’Água
- Pedra Branca
- Piancó
- Poço Dantas
- Poço de José de Moura
- Pombal
- Princesa Isabel
- Santa Cruz
- Santa Helena
- Santa Inês
- Santana de Mangueira
- Santana dos Garrotes
- São Domingos
- São Francisco
- São João do Rio do Peixe
- São José da Lagoa Tapada
- São José de Caiana
- São José de Piranhas
- São José de Princesa
- Serra Grande
- Sousa
- Tavares
- Triunfo
- Uiraúna
- Vieirópolis





