Campus Sumé: UFCG abre seleção para curso de Educação do Campo com 50 vagas

Estão abertas até 28 de fevereiro as inscrições do processo seletivo do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para entrada no Período Letivo 2026.1. A graduação é ministrada no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus Sumé. São oferecidas 50 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e cotas.

Podem se inscrever, candidatos atendam um dos seguintes requisitos:

– Que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem, em qualquer um dos anos entre 2020 a 2025, ou
– Que apresentem Histórico Escolar do Ensino Médio, boletim escolar oficial (ou documento oficial equivalente), ou
– Que apresentem certificado, diploma ou histórico escolar de conclusão do Ensino Médio via Provão ou casos análogos, adquirido através de exames pelas Secretarias de Educação, ou casos análogos, acompanhados do Boletim Escolar Oficial ou documento escolar oficial equivalente (com notas de zero a 10 ou zero a 100).
É preciso ainda que os interessados atendam um dos seguintes critérios:

– Atuar na agricultura familiar ou ser dependente de família que realize essa forma de produção,

ou

– Ser empregado rural ou seu dependente, ou

– Ser assentado da Reforma Agrária ou seu dependente, ou

– Ser quilombola, indígena, cigano ou pescador artesanal, ou

– Ser integrante de movimento social do campo, ou

– Ser professor em exercício do magistério do ensino fundamental e médio da rede pública ou rede privada de ensino.

O público em geral também poderá se inscrever, contudo, a classificação será feita caso as vagas ofertadas não sejam preenchidas pelos candidatos que atendam os requisitos acima.

As inscrições estão sendo feitas no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) mediante preenchimento de formulário eletrônico.

A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas: análise do histórico escolar do Ensino Médio ou Enem, ENCCEJA ou equivalente, e Prova de Habilidade Específica (redação de carta de interesse), a ser realizada no dia 11 de março, das 14h às 18h, na Central de aulas do CDSA, no campus Sumé.

O resultado final, após recursos, sairá no dia 24 de março.

Candidatos cotistas preto, pardo ou indígena (PPI) ou pessoa com deficiência (PcD) deverão se apresentar presencialmente e entregar a documentação exigida às comissões de validação no dia 25 de março, das 8h às 12h.

Cadastramento e matrícula em disciplinas

O cadastramento (envio da documentação digitalizada exigida em edital), deverá ser feito por meio de formulário online a ser disponibilizado no site da Comprov de 25 de março a 10 de abril.

A matrícula em disciplinas será feita de forma automática pela coordenação de curso. As aulas do período 2026.1 começarão no dia 13 de abril.

Para mais detalhes e informações, acesse aqui o edital e todas as informações referentes ao processo seletivo.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp