Ao menos nove imóveis que ficam no entorno do Açude Velho, em Campina Grande, Agreste da Paraíba, estão despejando esgoto de forma irregular no local. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (19) durante uma audiência solicitada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) à prefeitura da cidade, que contou com a presença de representantes de vários órgãos público.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Campina Grande, 66 imóveis foram fiscalizados após a aparição de toneladas de peixes mortos no Açude Velho. Destes, 9 estão em situação irregular, sendo um deles reincidente, e foram multados pela prefeitura.
Entre os imóveis fiscalizados estão casas e pontos comerciais que não tiveram seus proprietários publicamente identificados. De acordo com a prefeitura, após a fiscalização os imóveis em situação irregular foram notificados e multados.
A fiscalização aconteceu após um pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB) como parte do inquérito que investiga um possível crime ambiental no Açude Velho, principal cartão-postal de Campina Grande. O local foi tomado por mais de 10 toneladas de peixes mortos semana passada.
O trabalho de limpeza do açude, com a retirada dos peixes mortos, foi concluído. Agora, a prefeitura deve iniciar a instalação de aeradores para oxigenar as águas da prefeitura deve iniciar a instalação de aeradores para oxigenar as águas do Açude Velho. A instalação dos equipamentos deve ser concluída até a próxima quarta-feira (21).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/U/O/9YpELlTQWft8DAkrqXKw/whatsapp-image-2026-01-10-at-14.08.45.jpeg)
Mais de 5 toneladas de peixes mortos já foram retiradas do Açude Velho, em Campina Grande — Foto: Artur Lira/TV Paraíba
A Prefeitura Municipal de Campina Grande também mencionou que a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) já foi autuada e multada por despejo irregular de esgoto no Açude Velho, e que a mesma também pode ser notificada e responsabilizada.
A reportagem entrou em contato com a Cagepa, que respondeu “estar à disposição dos entes municipais de Campina Grande para apoiar as ações necessárias focadas em solucioná-lo” e que “em sendo identificado irregularidades estará de prontidão para auxiliar na adequação da rede dos imóveis e estabelecimentos”.
A Cagepa disse ainda, no entanto, que “as ligações clandestinas de esgoto em galerias de águas pluviais e em canais de drenagem devem ser combatidas pelas prefeituras, que têm o poder de polícia para tal”. O órgão disse também que “há rede de esgotamento sanitário no entorno do Açude Velho” e que “está operando normalmente”.
Uma nova audiência para debater a situação do Açude Velho deve ser realizada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) no dia 20 de fevereiro, com a participação de órgãos como a Prefeitura Municipal de Campina Grande, a Cagepa e especialistas que podem ajudar na escolha do método para resolução do problema.
Revitalização do Açude Velho
Ainda segundo a Prefeitura Municipal de Campina Grande, uma licitação deve ser lançada ainda no primeiro semestre de 2026 para a revitalização do Açude Velho. Uma “grande estação de tratamento” deve ser construída para “coletar o esgoto, tratá-lo e devolvê-lo ao açude”, segundo informou o prefeito da cidade, Bruno Cunha Lima.
“Se interromper o despejo corre o risco do açude secar, então vamos identificar de onde vem [a água] para tratá-la e devolvê-la ao açude mais limpa (…) Será uma grande estação de tratamento para coletar o esgoto, tratar e devolver ao açude”, afirmou o prefeito.
O local também deve passar por um desassoreamento, com a remoção do material sedimentado existente há anos. A prefeitura não deu prazo para início e conclusão da obra, que deve custar mais de R$ 30 milhões, segundo a Secretaria de Obras da cidade (Secob).

Cartão-postal de Campina Grande
O Açude Velho é o principal cartão-postal de Campina Grande mas não abastece a cidade. O local recebe água poluída dos canais que desaguam na região.
Apesar de ser poluído, o Açude Velho possui um valor histórico para Campina Grande já que foi construído em um período de seca extrema e chegou a abastecer a região. Atualmente, a cidade é abastecida pelo Açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) investiga denúncias de despejo irregular de esgoto no Açude Velho por parte de estabelecimentos comerciais.
Com Jornal da Paraíba





