Cabo Gilberto desafia Lula, mobiliza oposição para derrubar o veto à lei da dosimetria e defende o uso do fundo partidário

O deputado federal Cabo Gilberto Silva, do PL, líder da oposição na Câmara dos Deputados, afirmou que já iniciou uma ofensiva política para derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que trata da redução de penas para condenados pelos atos de 8 de janeiro.

Segundo o parlamentar, embora a oposição defendesse uma anistia ampla, geral e irrestrita, o grupo conseguiu avançar pelo menos na redução das penas. “Queríamos anistia ampla, geral e irrestrita, mas não foi possível porque não tínhamos votos suficientes, mas conseguimos a redução de penas”, afirmou.

Cabo Gilberto explicou que, tecnicamente, a proposta não trata de dosimetria, termo popularmente usado no debate público. “Não é dosimetria. Quem faz dosimetria é o STF. Como legislador, tenho que falar o que é: é o projeto de redução de penas”, declarou.

O deputado se mostrou confiante na derrubada do veto presidencial e disse que já articula apoio inclusive entre partidos de centro. “Eu já liguei para vários líderes dos partidos de centro. Eles vão votar favorável à derrubada do veto. Eu creio que vamos ultrapassar 300 votos na Câmara e 50 votos no Senado”, afirmou.

Ele destacou que a oposição precisa atingir maioria absoluta para derrubar o veto. “Precisamos de 257 votos na Câmara e 41 votos no Senado. Vamos conseguir”, reforçou.

Na entrevista, Cabo Gilberto também comentou o uso de recursos do fundo partidário na mobilização política da oposição. Segundo ele, não há qualquer problema em utilizar o instrumento previsto em lei para fortalecer a atuação política. O parlamentar afirmou que o PL está preparado para investir na articulação nacional em torno da pauta, considerando a importância do tema para sua base eleitoral.

Com Fonte83

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp